Campanha atinge mais de 25 mil pessoas em diversas ações
25/09/2017
Durante a semana, diversas ações de conscientização foram voltadas aos pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e condutores profissionais Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Semana Municipal de Trânsito, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos nos dias 16 a 26 de setembro, abordou mais de 25 mil pessoas. Atividades nas ruas, bares, escolas, shopping, além de palestras, tiveram como foco a conscientização da população sobre a importância de escolhas seguras para evitar acidentes de trânsito. A intenção é valorizar a responsabilidade de cada um e fazer com que todos tenham um trânsito mais seguro, seja pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros ou condutores.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação do projeto “Venha, venha historinha”, na Emei Cassiano Ricardo, dentro do Parque Santos Dumont, região central. De forma lúdica, os professores e alunos orientaram crianças, pais e toda a comunidade escolar sobre atitudes importantes para preservação da segurança no trânsito. Cerca de 60 pessoas participaram da ação.

No mesmo dia, as atividades da oficina de grafitagem no Centro Poliesportivo da Vila Tesouro, na região leste, durante o programa Conexão Juventude tiveram um público de 100 pessoas.

As apresentações teatrais abordaram mais de 2.300 pessoas com faixa etária de 6 a 60 anos, em vários locais da cidade, entre os dias 18 e 22 de setembro. Assuntos como o uso do cinto de segurança, travessia na faixa de pedestres, a proibição do uso do celular enquanto pedestre e motorista, o respeito no transporte público e práticas seguras no trânsito foram discutidos entre esse grupo. As ações foram realizadas nas unidades da Fundhas Monsanto, Alto da Ponte, Putim, Parque Industrial, Centro  e Eugênio de Melo, EMEF Maria Ofélia V. Pedrosa, EMEF Homera da Silva Braga, EMEF Ilga Pusplatais, E.E. Maria Aparecida Ramos, E.E. Maria Luiza de G. Medeiros, E.E. Dinorá Pereira R. Brito, E.E. Benedito Matarazzo, E.E. Maurício Cury, E.E. Pedro Mascarenhas, E.E. João Cursino, Colégio Iguatemy, Tiro de Guerra, UBS Putim, UBS Campo dos Alemães, Av. Pedro Friggi, e Terminal Central.

A feira educativa de trânsito, evento realizado em frente ao Parque Vicentina Aranha, no domingo (24), contou com a participação de 600 pessoas. Com 26 tendas montadas com serviços, a feira ainda incluiu apresentações como a Orquestra de Cordas da Mantiqueira, esquetes teatrais, além de atividades de lazer para crianças.

Já a Exposição de Serviços e Segurança para o Trânsito, no Vale Sul Shopping, contou com a visitação de mais de 500 pessoas nos dias 22 a 23 de setembro.

O curso para a formação de multiplicadores “Criança Segura”, em parceria com o Detran, contou com 15 pessoas, entre educadores da rede municipal de Ensino e Guardas Municipais. O ponto central dessa ação é a prevenção de acidentes de trânsito envolvendo crianças e adolescentes de até 14 anos.

Além disso, 220 pessoas participaram das palestras com o intuito de conscientizar sobre práticas seguras no trânsito, onde foram abordadas estatísticas no trânsito, álcool e direção, segurança dos motoristas, motociclistas e pedestres e riscos do uso de celular ao volante, promovendo uma reflexão sobre as escolhas feitas todos os dias que visam a preservação de vidas. As palestras foram realizadas na Urbam (Urbanizadora Municipal) e durante o Simpósio de Doação de Órgãos, no Hospital Municipal.

Cerca de 500 pedestres participaram diretamente da campanha “Celular no trânsito. Essa conexão não é segura”. Utilizando de tecnologia sonora, a equipe de educadores conversou com quem circulava a pé, orientando sobre os riscos da utilização do celular em trânsito. A ação ocorreu nos dias 18, 19 e 20, em diferentes regiões da cidade.

Um total de 55 estudantes do ensino médio da escola estadual Professor Joaquim de Moura Candelária, da zona sul, participaram do Party - projeto voltado aos jovens para a prevenção de traumas no trânsito relacionados, principalmente, à mistura de álcool e direção.

Também no eixo alcoolemia, cerca de 100 atiradores integrantes do Tiro de Guerra, da Vila Industrial, assistiram a palestra “Lei Seca: Que papo é esse?”.

As blitze do Programa Lei Seca também marcaram presença. Quatro blitze, três delas simultâneas foram realizadas nas avenidas Cassiano Ricardo (oeste), Dr. Nelson D’Ávila (centro), SP-66 , conhecida como Estrada Velha (sul) e marginal da Rodovia Presidente Dutra, próximo ao DCTA (região central), em parceria com as polícias Rodoviária Estadual, Rodoviária Federal, Militar e Civil e Detran, por meio da Operação Direção Segura do Governo do Estado de São Paulo. Mais de 250 motoristas foram abordados.

Os posts no Facebook da Prefeitura tiveram um alcance de mais de 20 mil visualizações e mais de 200 reações, comentários e compartilhamentos.