Idosos participam de palestra sobre deficiência auditiva
26/09/2017
Fonoaudiólogas falaram sobre as dificuldades decorrentes da falta de audição, como complicações na comunicação
Fonoaudiólogas falaram sobre as dificuldades decorrentes da falta de audição, como complicações na comunicação Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) foi marcado, em São José dos Campos, com uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social, nesta terça-feira. A ação educativa realizada pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e em parceria com a AADA-Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo, envolveu 25 idosos entre os atendidos do Cras Vista Verde e frequentadores da Casa do Idoso Leste.

Na ocasião, as fonoaudiólogas Raquel Felippe Dario e Luciana Christofoletti falaram sobre as dificuldades decorrentes da falta de audição, como complicações na comunicação que tem por consequência a falta de um bom convívio social. 

Foi o caso da aposentada Ana Rosa Corsine, 82 anos. “Tenho dificuldades de ouvir, já fiz alguns exames mas ainda não consegui diagnosticar se de fato tenho problemas de audição ou se é por conta da idade.  Agora percebi que preciso avaliar melhor com o médico”, disse a moradora do Jardim Santa Inês III.

Data

No Brasil, o Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro devido ao fato da data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).