Prefeitura retoma fumacê contra pernilongos em todas as regiões
27/09/2017
O novo sistema combate o Aedes aegypti, reforçando os mutirões realizados pela Secretaria de Saúde Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

Com os dias mais quentes em razão da primavera, a Prefeitura de São José dos Campos retomou o serviço de aplicação de fumacê contra pernilongos em todas as regiões da cidade. O trabalho é realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 20h30, sempre com duas equipes atuando nas ruas.

Desde março, tem sido utilizado um novo tipo de nebulização, à base de água, que é menos poluente e não provoca fumaça, substituindo os inseticidas à base de óleo diesel. Desde a retomada do serviço, a nebulização já foi realizada em 40 bairros.

Além de ser mais eficiente e menos poluente, o novo sistema combate o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, reforçando os mutirões realizados pela Secretaria de Saúde.

Programação

Nesta quarta-feira, as equipes estarão no distrito de Eugênio de Melo e ao Galo Branco, Jardim das Flores, Jardim Itapuã, Residencial Righi e Residencial Ribeirinha, na região leste.

Na quinta-feira (28), o trabalho de nebulização será realizado no Capuava e no Recanto dos Tamoios, também na zona leste, além de Colorado, Jardim Uirá, Residencial Flamboyant, Residencial São Francisco, Martins Cererê e Chácaras São José, na região sudeste.

Na sexta-feira (29), será a vez do Jardim Aquarius, Jardim Colinas, Royal Park, Bosque Imperial, Sunset Park e Jardim das Indústrias, na zona oeste. Em caso de chuva, o serviço não é realizado e as visitas são reprogramadas.

Os pedidos de fumacê podem ser feitos pela Central 156. No primeiro trimestre deste ano, foram atendidas 852 solicitações de munícipes. O serviço deixou de ser realizado a partir de abril, já que houve redução da incidência de pernilongos devido aos dias mais frios e secos do inverno.

Comemoração

Moradores consultados comemoraram a retomada dos fumacês contra pernilongos. “Os pernilongos voltaram agora com os dias mais quentes e é muito importante este trabalho da Prefeitura. E agora tem que ser contínuo”, disse a dona de casa Lourdes Maria de Souza, 69 anos, que mora no Jardim São Dimas, na região central.

Também morador do centro, o técnico de enfermagem Sinésio Cordeiro, 42 anos, elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura. “É uma questão de saúde pública, porque também combate o mosquito transmissor da dengue”.

Prevenção

Além das nebulizações diárias contra os pernilongos, a Prefeitura de São José também tem intensificado a aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região central e nos bairros para evitar a proliferação de pernilongos e do mosquito Aedes aegypti.

Existem atualmente 89 pontos de aplicação dos dois produtos –um biológico granulado e outro natural à base de água, com monitoramento constante.

Este tipo de controle biológico preventivo é considerado a forma mais eficaz de extermínio dos pernilongos e do Aedes, eliminando as larvas e impedindo que se desenvolvam e se proliferem.

Os larvicidas utilizados pela Prefeitura têm alto efeito residual, o que permite a aplicação em intervalos de até 90 dias sem que percam sua eficácia. Já um larvicida comum tem eficácia por no máximo cinco dias.