Bicicletas dinamizam o monitoramento do serviço de varrição
27/09/2017
Monitor Gean Carlo
Para o monitor Gean Carlo o uso de bicicletas agilizou o trabalho, permitindo atender as necessidades dos funcionários rapidamente Foto: Charles de Moura/PMSJC

Urbam

O uso de bicicletas no monitoramento dos serviços da varrição das ruas de São José dos Campos tem surtido efeitos positivos. Com o novo meio de transporte, os monitores da Urbam (Urbanizadora Municipal) estão conseguindo ampliar a atuação diária de acompanhamento dos serviços e prestar apoio aos agentes ambientais da varrição de forma mais rápida.

“Agilizou meu trabalho. Em pouco mais de vinte minutos, eu consigo circular por vários bairros próximos ao Novo Horizonte. Saio do nosso Ponto de Apoio, no Novo Horizonte, e rapidamente percorro bairros como Nova esperança, D. Bosco e Paraíso do Sol (região leste)”, ressaltou o monitor Gean Carlo Rodolfo Bastos. “Antes eu precisava de uma hora e meia no mínimo para fazer o trajeto a pé. Agora, consigo atender as necessidades dos funcionários rapidamente, podendo auxiliar mais o coordenador”, explicou.

A Urbam está adotando várias medidas na área de varrição com objetivo de ampliar o campo de atuação, dinamizar e melhorar o atendimento à população.

Qualidade de vida

Outro benefício, segundo Gean, é a prática esportiva diária. “Estou me sentindo melhor fisicamente e até durmo melhor, depois que comecei a pedalar”.

A opção de bicicletas, ao invés de carros ou motos, também vem ao encontro à opção mais consciente e compromissada com a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, por tratar-se de uma forma de transporte ecologicamente correta.

Agentes ambientais

A Urbam possui mais de 300 agentes ambientais atuando na varrição. Por meio de um programa implantado em 2007, os colaboradores da varrição passaram a ser reconhecidos pela população como agentes ambientais, cujo trabalho colabora para a melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental.

Eles partem para o trabalho dos 22 Pontos de Apoio (PA´s) nas diversas regiões da cidade. Os PA´s são áreas fixas de vivências, que estão estrategicamente localizados para a distribuição das equipes de colaboradores. Eles abrigam os vestiários, os refeitórios e os depósitos de ferramentas e insumos. São os pontos de início e retorno dos setores das respectivas microrregiões do município.

Como colaborar com um agente ambiental

•Mantenha sua calçada limpa*

•Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas

•Ao passear com seu animal de estimação, recolha as fezes em saco plástico e o deposite nas lixeiras

•No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais

•Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva

•Não deixe entulho e restos de construção na calçada, a cidade dispõe de locais específicos para entrega desses resíduos

* A varrição das calçadas é de responsabilidade do ocupante do imóvel fronteiriço, conforme lei municipal nº 7815/09.

Sobre a Urbam

A Urbam foi fundada em 10 de outubro de 1973, como uma sociedade de economia mista, e tem a Prefeitura de São José dos Campos como sua acionista majoritária. A empresa executa vários serviços de infraestrutura essenciais para a população joseense. Com cerca de 2.900 funcionários, a Urbam é responsável pela Gestão Integrada da Limpeza Urbana, que envolve a varrição de vias públicas, o sistema de coleta seletiva de resíduos e todo o processo de tratamento e disposição final destes resíduos na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. Sua atuação abrange ainda todo o Serviço Funerário da cidade, Administração dos Cemitérios, Terminal Rodoviário Intermunicipal, Estádio Martins Pereira e execução de obras em geral.