Ação educativa alerta sobre os riscos das doenças do coração
27/09/2017
A prática de atividades físicas é um dos fatores fundamentais para a redução dos riscos de doenças cardíacas Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

Uma ação educativa para lembrar o Dia Mundial do Coração acontecerá nesta sexta-feira (29), em frente ao COI (Centro de Operações Integradas), das 10h às 16h. A atividade será promovida pelo Hospital Pio XII, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde.

No local, profissionais do hospital, como enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas irão aferir pressão arterial, fazer o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) e fornecer orientações sobre alimentação saudável e a importância da atividade física.

O objetivo da ação é orientar a população sobre as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, que representam a principal causa de mortes no Brasil. Doenças coronarianas são responsáveis por 29% dos óbitos no país, o que significa uma morte a cada 40 segundos.

O alerta, a prevenção e o tratamento adequados podem reverter essa grave situação. Entre os principais fatores de risco para o infarto e outras doenças relacionadas ao coração estão o tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol e a vida sedentária.

Estilo de vida

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mudanças no estilo de vida são fundamentais para reduzir o risco de doenças cardíacas: praticar atividades físicas, evitar a obesidade, reduzir o consumo de álcool, abandonar o tabagismo, diminuir o estresse, destinar mais tempo para o lazer, família e amigos, além de melhorar a alimentação. Reduzir o sal, eliminar frituras, consumir mais frutas, verduras e legumes são mudanças para tornar a alimentação mais saudável.