Empresa vai iniciar obra antienchente com economia de R$ 4,5 mi
27/09/2017
Com a obra, deverão ser eliminados os transtornos causados em períodos de chuvas, garantindo a segurança de quem trafega pela região Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

As obras para a construção de galerias de águas pluviais no Jardim Augusta, região central de São José dos Campos, serão realizadas pela Trail Infraestrutura Ltda. A empresa foi habilitada e classificada em primeiro lugar na Licitação Pública Nacional (LPN) feita pela Prefeitura, ao apresentar proposta de R$8.267.481,96 para realizar a obra.

O valor representa um desconto de 35,5% em relação ao previsto em edital, gerando uma economia de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

No próximo dia 3 de outubro, às 15h, será assinado o contrato e posterior emissão da ordem de serviço para o início dos trabalhos.

Os investimentos são oriundos de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O projeto prevê a execução de novas galerias de águas pluviais nas principais vias do bairro, são elas: Budapeste, Berna, Varsóvia, Estocolmo, Bucareste, Moscou, Praça Paris e avenida Lisboa. No total, serão implantados cerca de 1.200 metros de galeria de concreto armado, com diâmetro de 0,60m a 1,00m.

Também está previsto a execução de um túnel de 387 metros, com 1,80m de diâmetro, pelo método NATM  – New Austrian Tunnelling Method, tecnologia utilizada para construções de túneis de galerias não destrutivas do pavimento.

Será feito também um novo asfalto nas vias já prejudicadas pelas enchentes e as demais que  poderão sofrer intervenção durante as obras.

Mais segurança

A galeria de águas pluviais do bairro foi executada na década de 70 e, com o passar dos anos, aumentaram os pontos de enchentes em razão da impermeabilização total da área.

Com a obra, deverão ser eliminados os transtornos causados especialmente em períodos de chuvas, garantindo a segurança dos moradores e motoristas que trafegam pela região.

O Jardim Augusta está localizado próximo ao Terminal Rodoviário e acesso à BR 116, Rodovia Presidente Dutra.

Gestão eficiente

Nesta semana, a Prefeitura de São José também economizou mais de R$ 2,3 milhões com o pregão presencial que selecionou cinco empresas para a execução do serviço de pintura em 20 escolas da rede de ensino municipal. A redução foi de 48,02% do total do investimento previsto.