Oficina capacita profissionais para a promoção do bem-estar animal
27/09/2017
A capacitação foi conduzida pela educadora Elizabeth Suzanne Macgregor, pós-graduada em educação ambiental Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos promoveu, nesta quarta-feira (27), a 1ª Oficina sobre Bem-Estar Animal, no auditório do Cedemp (Centro de Educação Empreendera) com a participação de centenas de pessoas, entre elas educadores, profissionais da saúde e autoridades.

A capacitação foi conduzida pela educadora Elizabeth Suzanne Macgregor, pós-graduada em educação ambiental e diretora de educação do FNPDA (Fundo Nacional de Proteção e Defesa Animal). O objetivo é realizar a qualificação deste público como multiplicadores dos conceitos de EAHBEA (Educação Ambiental Humanitária em Bem-estar Animal), com base na proposta pedagógica de respeito a todas as formas de vida.

Na palestra, foram apresentadas formas para analisar o bem-estar animal, como a avaliação das “cinco liberdades”: livre de fome e de sede; livre de dor, lesões e doenças; livre de desconforto; livre para expressar seu comportamento natural e, principalmente, livre de medo e estresse, que envolve a questão de assegurar condições e tratamento que evitem o sofrimento do animal.

Outro ponto importante abordado no encontro foi o debate da prova da inteligência dos animais e da existência de suas emoções. Para explicar o tema, foram apresentados estudos da capacidade de Senciência Animal, que discute as habilidades que eles possuem e o fato de sentirem sensações de forma consciente, obtendo percepções do que acontece ao seu redor.

Os participantes da oficina receberam certificação por sua presença e material para disseminação das informações aprendidas, já qualificados como multiplicadores da Educação Ambiental Humanitária em Bem-estar Animal.