Alunos da escola da Vila São Geraldo têm atendimento odontológico
27/09/2017
O acordo prevê o atendimento por voluntários do Rotary em consultório já montado e equipado pela Prefeitura em escolas públicas Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, e o Rotary Clube Oeste iniciaram nesta quarta-feira (27) parceria para projeto de saúde bucal nas escolas públicas.

A primeira unidade beneficiada é a escola estadual Eunice Cordeiro dos Santos, na Vila São Geraldo, que tem supervisão dos profissionais da área odontológica da UBS da Vila Paiva, na região norte. Os voluntários do Rotary atenderão os alunos duas vezes por semana.

Nesta quarta-feira, o primeiro estudante atendido foi J. L. S. S., 6 anos. "Gostei do atendimento. As dentistas foram bem legais. Nem senti dor. E agora vou cuidar mais dos meus dentes".

Inclusão social

As cirurgiões-dentistas Camile Martins e Ana Luiza Falavinha Vieira destacaram a importância social da parceria entre a Prefeitura e o Rotary.

"Com crianças, sempre atendemos em dupla. Enquanto uma cuida dos dentes, a outra descontrai a criança. É uma atuação também de psicóloga. É um trabalho inclusivo, facilitando o acesso das crianças à saúde bucal", afirmou Camile.

"É muito gratificante trabalhar com crianças e poder ajudá-las a melhorar a saúde bucal. Me sinto recompensada como profissional por poder prestar este serviço", disse Ana Luíza.

Para Maria Berenice da Silva Alves, diretora da escola estadual Eunice Cordeiro dos Santos, o atendimento odontológico beneficiará não apenas os estudantes, mas toda a família.

"Os pais dos alunos da nossa escola são bem presentes. Com este trabalho desenvolvido pela Prefeitura e pelo Rotary, daremos mais uma contribuição para as famílias e para a comunidade. Quanto menos problemas odontológicos as crianças tiverem, melhor será o desempenho escolar", afirmou Maria Berenice.

O coordenador do projeto de Saúde Bucal pelo Rotary, Jorge Alberto Farinassi, disse que o objetivo agora é aumentar o número de cirurgiões-dentistas voluntários para atender as crianças de segunda a sexta-feira.

"Queremos atender o maior número possível de crianças. Nesta faixa etária que o projeto abrange, de 6 a 10 anos, é muito importante ter este acompanhamento contínuo para que essas crianças no futuro tenham uma boa saúde bucal. Quanto mais investirmos na prevenção de cáries e problemas odontológicos agora, melhor será para estas crianças, para as escolas e para a Prefeitura".

Parceria

O acordo prevê o atendimento por voluntários do Rotary em consultório já montado e equipado pela Prefeitura em escolas públicas, com material de consumo fornecido pelo município.

O projeto terá duração de 12 meses, com interrupção somente no período de férias escolares. O atendimento será realizado mediante os protocolos já instituídos pelo programa, seguindo os fluxos existentes.