São José conquista prêmio por tratamento da tuberculose
28/09/2017

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu, nesta semana, o Prêmio de Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose, em evento realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que reconhece as cidades que tiveram destaque no controle desta doença, com taxa de cura dos pacientes superior a 85%.

O prêmio foi entregue pela Divisão de Tuberculose do Estado de São Paulo durante o Fórum Estadual de Tuberculose, pelo reconhecimento do trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde da cidade na cura da doença.

Na cidade, foram registrados 165 casos de tuberculose em 2016. Desses casos, 143 pacientes foram curados, 11 abandonaram o tratamento e 4 foram a óbito. São José aparece no “grupo A” da premiação, que compreende oito cidades premiadas – na faixa de 100 casos de tuberculose ou mais.

De janeiro a agosto deste ano foram registrados 129 novos casos de tuberculose na cidade. Esses pacientes já estão em tratamento para a cura da doença que dura, em média, seis meses e não deve ser interrompido.

A doença

A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível, causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch. Ela pode causar lesões em qualquer parte do organismo humano, mas tem preferência pelos pulmões. O diagnóstico é simples e pode ser obtido nas unidades básicas de saúde (UBS). O tratamento para cura da doença é gratuito e tem duração média de seis meses.

História

São José dos Campos ganhou destaque nacional na chamada fase sanatorial, quando inúmeros doentes procuravam o clima da cidade em busca de cura para a tuberculose. Em 1924 foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, o maior do país, que tratava pessoas com tuberculose.