Campanha imuniza mais de 11 mil crianças e adolescentes
28/09/2017
A estratégia de multivacinação teve como objetivo principal atualizar a situação vacinal das crianças e, sobretudo, dos adolescentes
A estratégia de multivacinação teve como objetivo principal atualizar a situação vacinal das crianças e, sobretudo, dos adolescentes Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação imunizou 11.669 crianças e adolescentes. A ação aconteceu de 11 a 22 de setembro, em todas as unidades básicas de saúde de São José dos Campos.

Do público imunizado, 9.022 são crianças e 2.647 adolescentes, da faixa etária de 10 a 14 anos. Entre os adolescentes, 755 meninas e 948 meninos receberam a vacina do HPV. Também foram vacinados 766 adolescentes contra a meningite C.

A estratégia de multivacinação teve como objetivo principal atualizar a situação vacinal das crianças e, sobretudo, dos adolescentes. Segundo a Secretaria de Saúde, normalmente os adolescentes criam resistência ao se vacinar e os pais acreditam que não é mais necessário realizar a imunização de seus filhos nesta faixa etária. No entanto, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no calendário, como é o caso da vacina da meningite C e do HPV.

Mesmo com o fim da campanha, as unidades básicas continuam atualizando a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. Caso a caderneta não seja localizada, é possível solicitar a segunda via na unidade de saúde onde as vacinas anteriores foram administradas.

Estão disponíveis vacinas contra doenças como sarampo, paralisia infantil, varicela, caxumba, rubéola, meningite, hepatite A, hepatite B, febre amarela e o HPV.