Prefeitura reativa Núcleo de Proteção e Defesa Civil
29/09/2017
A finalidade de criar o núcleo comunitário é para preparar a população para situações emergenciais com orientações e treinamentos Foto: Divulgação

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Proteção ao Cidadão, realizou a primeira reunião com moradores do distrito de São Francisco Xavier com o objetivo de reativar o Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) na região.

O encontro aconteceu na noite da última quinta-feira (28) na sala de reuniões da sede da subprefeitura do distrito e contou com a participação de 25 pessoas, que farão parte das

ações do Nupdec, incluindo treinamentos, cursos, reuniões e atividades em campo, além da formação de brigadistas.

Segundo a coordenação da Defesa Civil de São José, a finalidade de criar esse núcleo comunitário é para preparar a população para situações emergenciais com orientações e treinamentos eficientes e de acordo com os novos desafios ambientais.

Durante o encontro com a população, a equipe tirou dúvidas sobre as atividades de defesa e proteção civil, a participação de voluntários de forma segura e eficiente, os desafios de combater os focos de incêndio, principalmente em períodos de estiagem, além do trabalho junto à comunidade.

Formação de brigadistas

O próximo passo para o novo Nupdec de São Francisco Xavier será a aplicação das atividades práticas em outubro. A data será definida até a primeira semana do próximo mês e dará início à formação de brigadistas para queimadas em áreas rurais do distrito.

“O núcleo instalado vai beneficiar a população local, além de muita informação e prevenção. Seremos, para os moradores, um ponto de apoio e segurança nos momentos difíceis, mas agora com a facilidade de pessoas instruídas no distrito”, disse Paula Souza, moradora de São Francisco há 12 anos e integrante da APA, uma unidade de conservação ambiental sob gestão da Fundação Florestal.

Informações sobre as atividades do Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) de São Francisco Xavier podem ser obtidas pelo telefone (12) 3913-2926.