Evento comemora dez anos de Integra e reúne cerca de 350 pessoas
29/09/2017
Neste mês, vem sendo realizada uma série de atividades para celebrar os dez anos do Integra e para ressaltar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Uma série de atividades celebra os dez anos do Integra e para ressaltar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Um dia de portas abertas, com roda de conversa, atividades artísticas e o tradicional parabéns marcou, nesta sexta-feira (29), os dez anos do Integra - Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. A festa, realizada na própria entidade, na região centro, foi prestigiada por cerca de 350 pessoas.

Segundo a coordenação do Integra, o objetivo é fortalecer, a cada dia mais, a política pública em defesa e apoio às pessoas com deficiência. Neste mês de setembro, vem sendo realizada uma série de atividades pelo Integra não só para celebrar os dez anos de existência, mas também para ressaltar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 21.  

Socialização

Maria Filomena, moradora da região sudeste, é mãe de Verônica, de 23 anos, assistida pelo Integra. Ela afirmou estar muito feliz com o resultado do tratamento de sua filha. "Há quatro anos ela participa das atividades, a entidade é a vida social da minha garota". Ela conta que, desde que sua filha entrou na entidade, o comportamento melhorou muito. "Verônica vibra quando vem para cá. Fala que vai trabalhar e me deixa arrumá-la, coisa que não fazia".  

Outra mãe que ressaltou a importância da entidade foi Marisa Marcondes, moradora da região sul. "Minha filha tem paralisia cerebral, tem 43 anos e está muito feliz com as atividades que participa". 

A estudante do colégio Anglo Cassiano Ricardo, Pietra Belli, de 16 anos, participava das comemorações de aniversário devido a um trabalho proposto  pela escola. "É uma realidade diferente, um grupo de estudante, o qual faço parte, vem acompanhando há dois meses as atividades e agora será apresentado o final do nosso projeto. Foi uma experiência bem construtiva", afirmou.

Participações especiais

Durante o evento, os participantes puderam tirar dúvidas sobre benefícios previdenciários e contribuições do Programa de Educação Previdenciária (PEP), junto à equipe do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além disso, equipe do PAT (Posto de Amparo ao Trabalhador) também orientou sobre a elaboração de currículo e captação de vagas de emprego. 

Sobre o Integra

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência atende aproximadamente 200 pessoas acima dos 14 anos com algum tipo de deficiência (física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e autismo). Por meio de uma equipe multidisciplinar, a unidade faz o acompanhamento dessas pessoas estimulando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, de forma a estarem inclusas na sociedade. 

O Integra também oferece atendimento às famílias, que são orientadas individualmente ou em grupo. Os assistidos participam de oficinas de teatro, coral, música, artes plásticas, culinária, contação de história, arte do brincar, empreendedorismo, entre outras. A unidade atende na rua Machado Sidney, 405, região centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Parceiros

O atendimento especializado às pessoas com deficiência e suas famílias também é realizado pelas entidades sociais financiadas pela Prefeitura como a Agape, Aada, Aflape, Apae, Bem-te-vi, Asin, Pró-visão, Fonte de Vida, Gaia, Sorri e Sociedade Holística. Já as pessoas que estão em situação de riscos pessoal e social, o atendimento é feito pelos centros de referência especializada de assistência social (Creas).