São José sedia encontro do Cemaden sobre sistema de alerta
03/10/2017
O evento também tem o objetivo de lançar o modelo de elaboração do Plano Municipal de Contingência de áreas de riscos
O evento também tem o objetivo de lançar o modelo de elaboração do Plano Municipal de Contingência de áreas de riscos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos sedia, nas próximas quarta (4) e quinta-feira (5), no Cefe (Centro de Formação do Educador), um evento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para apresentar o modelo de manual de monitoramento e alerta para os municípios brasileiros. 

O evento, que acontecerá dentro do Parque da Cidade, na região norte de São José dos Campos, em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos, também tem o objetivo de lançar o modelo de elaboração do Plano Municipal de Contingência de áreas de riscos que podem ser aplicados em outras cidades do país.

A expectativa é de que cerca de 200 pessoas, entre pesquisadores, engenheiros, estudantes, técnicos, além de representantes de instituições e centros de pesquisas e autoridades municipais, participem do encontro.  

As instituições mostrarão os resultados de pesquisas feitas por pesquisadores e especialistas brasileiros e japoneses para o desenvolvimento do Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (Projeto Gides).

Metologia

Segundo o Cemaden, que tem sua sede instalada no Parque Tecnológico, na região leste, o Manual Técnico para Elaboração, Transmissão e Uso de Alertas de Risco de Movimentos de Massa foi elaborado para melhorar o sistema de monitoramento, previsão, alertas e alarme para as áreas de risco de movimentos de massa, em todo o território nacional.

O manual busca ampliar a compreensão dos processos de monitoramento. Além disso, permite também implementar e padronizar a compreensão dos princípios e características do Sistema de Alerta Antecipado (SAA) para movimentos de massa, como definições básicas, desde o cálculo dos limiares até a elaboração e transmissão de alertas e alarmes, com o uso de ferramentas compartilhadas e complementares, nos níveis federal, estadual e municipal.

Prática

Esse projeto desenvolveu a aplicação experimental das novas metodologias, equipes, sistemas informatizados e salas de operação em áreas dos municípios piloto de Nova Friburgo e Petrópolis (RJ) e de Blumenau (SC), com a participação direta de especialistas em gestão de risco e das defesas civis locais. Os resultados serão conhecidos no evento. 

Esse manual será compartilhado tanto pelo Cemaden como pelas defesas civis Estadual e Municipal, com abordagens sobre a melhoria dos alertas, sobretudo em questões relativas à sua antecipação, clareza e adequação ao uso operacional.

Serviço

O Cefe fica na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana (zona norte).

A programação acontece no dia 4, das 8h às 18h; e dia 5, das 8h30 às 12h30.