Pronatec tem mais de 8 mil inscritos para cursos de qualificação
03/10/2017
Esta será a segunda vez no ano em que a Prefeitura vai oferecer cursos gratuitos em parceria com o Pronatec Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a fase de inscrições para cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). A coordenação dos cursos é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, por meio do programa Qualifica São José.

Esta será a segunda vez no ano em que a Prefeitura vai oferecer cursos gratuitos em parceria com o Pronatec, do governo federal.

Para as 2.500 vagas, dos nove cursos gratuitos oferecidos, foram totalizados 8.572 inscritos. Os cursos que tiveram maior número de adesões foram: Assistente Administrativo (1.612), Inglês (1.576), Assistente de Recursos Humanos (1.448) e Inspetor de qualidade (1.089).

Os cursos são na modalidade EAD (ensino a distância), de qualificação profissional, voltados para o mercado de trabalho, e são ministrados por instituições de reconhecida competência. As aulas têm previsão de início em 30 de outubro, com carga horária de 160 horas online cada um.

Os inscritos passarão por pré-matrícula junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura. Os selecionados receberão mensagem confirmatória oficial do próprio Ministério.

Educação profissional e tecnológica

O Pronatec é um programa do governo federal, em parceria com a Prefeitura, que tem como objetivo principal expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica de nível médio presencial e à distância de formação inicial e continuada.

O programa Qualifica São José continua com inscrições abertas para outros cursos gratuitos de capacitação.  Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.sjc.gov.br/qualifica ou pela Central 156.