Moradores do Campos de São José recebem a terceira oficina
04/10/2017
As oficinas são oportunidades para o cidadão opinar, levantar as dificuldades da região e sugerir propostas  de melhorias
As oficinas são oportunidades para o cidadão opinar, levantar as dificuldades da região e sugerir propostas Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta quarta-feira (4), às 18h45, a terceira oficina do Plano Diretor junto aos moradores do Campos de São José, na região leste da cidade. O encontro será na Emef Maria Amélia Wakamatsu, à rua Virgílio Fernandes de Oliveira, 40 e é aberto à participação de toda a comunidade.

As oficinas são oportunidades para o cidadão opinar, levantar as dificuldades da região e sugerir propostas e políticas para serem incluídas no projeto de lei do Plano Diretor, que organiza o funcionamento e o desenvolvimento do município nos próximos dez anos.

Nesta última terça-feira (3), a oficina chegou aos moradores do Jardim Cerejeiras, também na região leste. A abertura da oficina contou com a intervenção dos atores da cia Teatro de Gravata, chamando a atenção, por meio da música e do humor, sobre a importância de planejar a cidade que queremos para o futuro.

A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade apresentou uma síntese do diagnóstico técnico, que reúne informações do município e específicas da região leste, destacando aspectos físicos, demográficos, sociais, infraestrutura da região e a evolução nos últimos dez anos.

No trabalho em grupos, os participantes puderam destacar dificuldades e pontos fortes ligados a saúde, educação, lazer, cultura, moradia, sistema viário, trabalho, meio ambiente, segurança, entre outros aspectos, estabelecendo prioridades.

Prioridades

O metalúrgico Wagner William Leal Bastos, 38 anos, participou do encontro com a esposa Michelangela, 38 anos, e com os filhos Artur, de 7 anos, e Sofia, de 9 anos. “O que me trouxe aqui hoje, com minha família, é a vontade de participar como cidadão das mudanças da cidade. Estou destacando que precisamos melhorar a mobilidade aqui na região, com mais ciclovias, mais ônibus e mais vias de acesso”, afirmou.

A cozinheira Francineide Albano da Costa, 58 anos, moradora do conjunto habitacional Bom Retiro II, no Novo Horizonte, também fez questão de comparecer e destacar as necessidades do bairro. “Estou achando muito interessante a discussão, nunca havia participado de algo deste tipo. Vim representando meu condomínio, que tem mais de 198 famílias, e uma das principais necessidades são mais linhas ônibus, melhoria na sinalização de trânsito e a segurança”, disse.

Cronograma

O calendário completo das oficinas, com os locais e endereços, está disponível no portal do Plano Diretor (planodiretor.sjc.sp.gov.br), canal interativo pelo qual também é possível participação de uma pesquisa de opinião e encaminhar sugestões e propostas para a revisão do Plano Diretor, além de ter acesso a todo o material técnico e educativo produzido.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o desenvolvimento e o funcionamento do município. O Plano vale para todo a cidade, ou seja, para as zonas urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o Estatuto da Cidade (lei federal nº 10.257/2001). A atual legislação de São José dos Campos foi elaborada em 2006 (lei 306/2006).

Ele orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, entre outras, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista melhorar as condições de vida da população.

O processo de revisão do plano diretor envolve um amplo debate com todos os setores da sociedade, reunindo estudos técnicos e a percepção da população sobre os aspectos que afetam diretamente seu dia a dia.

Programação da semana

Quarta-feira (4), às 18h45

Emef Maria Amélia Wakamatsu (R. Virgílio Fernandes de Oliveira, 40)

Campos de São José