São José intensifica realização de exames preventivos em UBS´s
04/10/2017
A campanha de conscientização que tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou a coleta de exames ginecológicos preventivos e os exames de mamografia nas 40 UBS´s (Unidades Básicas de Saúde), distribuídas em todas as regiões da cidade.

Nos oito primeiros meses deste ano, já foram realizadas 20.804 mamografias no Ambulatório da Mulher e nos hospitais Pio 12 e Antoninho da Rocha Marmo – o que corresponde ao aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram feitos 18.501 exames.

Mais agilidade

Neste mês, as mulheres ganharam mais agilidade nos exames preventivos. Os exames preventivos ginecológicos passaram a ser colhidos pelo profissional de enfermagem, assim como as solicitações dos exames de mamografia também podem ser feitas pelo enfermeiro. Anteriormente, nesses dois casos, somente o médico poderia intervir.

Em São José dos Campos, a Prefeitura segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, que preconiza que as mulheres façam o exame de mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. Não há demanda reprimida para esse exame na rede pública.

Tudo rosa

Em razão do Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, desde o início da semana profissionais das UBS´s têm incentivado ainda mais as mulheres a fazerem os exames preventivos.

Nas salas de espera das unidades de saúde, as pacientes também estão tendo acesso às orientações de prevenção ao câncer de mama.

Durante todo o mês, as 40 UBS´s terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa no interior das unidades.

A iluminação em tom de rosa foi implementada na sede da Secretaria de Saúde no Parque Industrial, no Hospital Municipal, o Hospital de Clínicas Sul, o Ambulatório da Mulher e a praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius (zona oeste), além de vários outros prédios públicos e privados.