Centros esportivos de toda a cidade lotam em noite de conscientização
04/10/2017
Além de se exercitarem, os participantes doaram lenços às pessoas que fazem tratamento contra o câncer e alimentos não perecíveis Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Muita animação, alegria e solidariedade marcaram a programação especial desta noite de quarta-feira (4) promovida pela Prefeitura de São José dos Campos em comemoração ao Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Das 19h às 20h, foram oferecidas aulas abertas de ritmos em sete espaços públicos da cidade, destinada a toda a comunidade. O evento aconteceu em centros esportivos, parques e praças, que ficaram lotados. Foram distribuídas 3.474 camisetas aos inscritos, mas a participação foi aberta à população mesmo sem a inscrição prévia.

Solidariedade

Além de se divertirem e exercitarem, os munícipes que participaram do evento demonstraram solidariedade ao doar lenços às pessoas que fazem tratamento contra o câncer e alimentos não perecíveis (arroz ou feijão), que serão posteriormente distribuídos às entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.

A engenheira Valnice Regina de Almeida, 51 anos, ficou feliz em participar da aula de ritmos e ainda doar um quilo de feijão para as pessoas que mais precisam.

"Achei muito bonita a camiseta da campanha e vou usar com orgulho. Mas fiquei mais feliz ainda em poder doar alimentos, contribuindo com quem não tem o que comer".

A assistente de gestão municipal Cybele Campos, 65 anos, deu um exemplo de carinho e solidariedade ao doar um lenço.

"Fiz questão de doar um lenço. Espero que a mulher que for usá-la se sinta bonita e aumente sua autoestima. Quero que ela se sinta amada e lembrada"”, disse.

Amigas, a nutricionista Susana Farias, 43 anos, e a cabeleireira Gabriela Oliveira da Silva, 32 anos, posaram para fotos unindo as mãos para formar um coração, como um gesto de amor ao próximo.

"Trouxe um quilo de arroz para ajudar nesta campanha e contribuir com quem mais precisa, ainda mais neste momento de crise. Mas o mais importante é que todas as mulheres se conscientizem e façam os exames preventivos”, afirmou Susana.

Dançar para prevenir

Cerca de 3.500 pessoas participaram das aulas gratuitas de ritmos promovidas pela Prefeitura em sete locais espalhados por todas as regiões da cidade: norte, sul, leste, oeste e centro.

Os espaços mais movimentados e que tiveram as 600 inscrições esgotadas foram o Parque Vicentina Aranha (centro), o Centro da Juventude (sul) e o Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (leste).

Também participaram das aulas os munícipes que passaram pelos poliesportivos da Vila Tesouro (leste) e Altos de Santana (norte), pelo centro esportivo do distrito de Eugênio de Melo e pela Praça Ulysses Guimarães, no Jardim Aquarius (oeste).

Uma das participantes no Jardim Cerejeiras foi Cássia Maria da Seiva, 54 anos. Ela, que vive no bairro Vista Verde, região leste, chegou cheia de energia na unidade esportiva e falou com orgulho sobre os hábitos saudáveis que adotou após parar de fumar. O principal deles foi começar a fazer atividades físicas, há um ano.

“Faz seis anos que parei de fumar e aí engordei muito e gerei asma, por conta do cigarro. Agora estou fazendo atividade física para melhorar. Gosto e tenho que cuidar da saúde”, disse Cássia.

Ivanilda de Pereira, 73 anos, também se inscreveu para a aula aberta na unidade do Jardim Cerejeiras, da qual é frequentadora assídua. A aposentada contou ainda que vai ao médico, no mínimo, uma vez ao ano fazer os exames de mama. E o check-up já é um hábito de anos.

“Aqui no poli eu faço alongamento e hidro (ginástica), faço pilates na Casa do Idoso e faço ritmos. Faço porque gosto mesmo”, afirmou. “A gente tem que se cuidar, é muito importante”, afirmou.