Prefeitura apresenta iniciativas na área de defesa e proteção civil
05/10/2017
Entre os participantes, estavam pesquisadores, especialistas, profissionais da área de gestão de desastres naturais e Defesas Civis
Entre os participantes, estavam pesquisadores, especialistas, profissionais da área de gestão de desastres naturais e Defesas Civis Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A finalização do Plano Municipal de Contingência, a reestruturação da Defesa Civil, a reativação dos Núcleos de Proteção da Defesa Civil e a criação do Grupo de Avaliação de  Riscos Difusos (GARD) para incentivar as ações preventivas e corretivas para a redução de riscos, em São José dos Campos, foram os principais pontos apresentados pela Prefeitura em reunião técnica do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

O evento, que termina nesta quinta-feira (5), apresenta também o novo modelo de manual de monitoramento e alerta para as cidades brasileiras e faz parte do Projeto Gides, criado para o fortalecimento das estratégias nacionais para a gestão integrada em riscos de desastres naturais.

Cerca de 90 pessoas participam do evento, entre pesquisadores, especialistas, profissionais da área de gestão de desastres naturais e Defesas Civis, provenientes de instituições federais, estaduais e municipais e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). O evento, que conta com a parceria do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos, está sendo realizado com tradução simultânea nos idiomas japonês e português.

Manual técnico

Segundo o Cemaden, que tem sua sede instalada no Parque Tecnológico, na região leste, o Manual Técnico para Elaboração, Transmissão e Uso de Alertas de Risco de Movimentos de Massa foi elaborado para melhorar o sistema de monitoramento, previsão, alertas e alarme para as áreas de risco de movimentos de massa, em todo o território nacional.

O manual busca ampliar a compreensão dos processos de monitoramento. Além disso, permite também implementar e padronizar a compreensão dos princípios e características do Sistema de Alerta Antecipado (SAA) para movimentos de massa, como definições básicas, desde o cálculo dos limiares até a elaboração e transmissão de alertas e alarmes, com o uso de ferramentas compartilhadas e complementares, nos níveis federal, estadual e municipal.

Serviço

Reunião técnica do Projeto Gides – eixo monitoramento e alertas

Local: Cefe, avenida Olivo Gomes, 250, em Santana (zona norte)