Avós e netos se divertem em evento especial na Casa do Idoso Leste
05/10/2017
A presença das crianças alegrou o dia de evento especial na Casa do Idoso Leste
A presença das crianças alegrou o dia de evento especial na Casa do Idoso Leste Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A aula de ritmos que aconteceu nesta quinta feira (5), na Casa do Idoso da Região Leste, no Vista Verde, reuniu cerca de 70 pessoas. Destes, 18 são netos dos frequentadores da Casa. Com muita alegria e animação entre os participantes, as ação teve por objetivo fortalecer a relação entre os jovens e os idosos, com o compartilhamento de experiências.

Com as netas gêmeas Júlia e Giovana, de 7 anos, Angélica Freitas, 62 anos, moradora do Jardim Motorama, não parou de dançar nem um minuto no aulão de ritmo. Frequentadora da casa há dois anos, ela afirmou que estava adorando ter a netas próximas na atividade. As garotas também se divertiram com a dança.

Sem a presença dos netos no dia a dia, em razão de morarem em outra cidade, o casal Carlos Alberto dos Santos, 68 anos, e Arminda Rodrigues Santos, 67 anos, aproveitou para participar intensamente das danças. “Não perderíamos essa atividade isso por nada", disse Carlos. Frequentadores assíduos, principalmente das atividades esportivas, o casal acompanhava bem os ritmos. "Aqui é nossa segunda casa", afirmou Arminda. 

Maria Goreth Ferreira, 63 anos, moradora do Jardim Motorama, dançava com a neta Ana Clara, 7 anos. "A presença das crianças renova a gente, é muito bom". Já a garotinha que acompanhava todos os comandos dos professores de dança, falou que estava achando "tudo muito legal e divertido".

Atividade no mês inteiro

As atividades nas Casas dos Idosos, distribuídas em todas as regiões da cidade, vão ocorrer durante todo o mês, em comemoração ao Dia do Idoso – que é celebrado em 1º de outubro. A programação especial só termina no dia 27. Dentre as atividades, os frequentadores poderão participar de rodas de conversas, palestras de saúde, aulas de danças com ritmos variados, apresentação de teatro, show de talentos, coral de crianças, baile e gastronomia.

Estrutura

Atualmente as quatro Casas do Idosos presentes nas regiões norte, centro, leste e sul, atendem aproximadamente 8 mil pessoas com idade acima de 60 anos. Nos locais, eles recebem apoio em assistência social, cursos que vão de alfabetização até informática, praticam esportes diversos, fazem terapia ocupacional focado em movimentos e memória, fisioterapia de relaxamento e alongamento, saúde voltada à geriatria e atividades culturais.

As Casas dos Idosos são mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretária de Apoio Social ao Cidadão, atendendo às políticas públicas para a qualidade de vida dos idosos da cidade.