Oficina do Plano Diretor chega ao Vista Verde nesta quinta
05/10/2017
A dinâmica nos grupos é dividida em duas partes: a percepção dos aspectos da região e a definição de prioridades Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quinta-feira (5), às 18h45, a quarta oficina do Plano Diretor junto aos moradores do bairro Vista Verde, na região leste da cidade. O encontro será na Casa do Idoso Leste, à rua Cidade Washington, 164. O encontro é aberto à participação de toda a comunidade.

Nesta última quarta (4), a oficina teve a participação dos moradores do Campos de São José, também na região leste. As contribuições integrarão o diagnóstico do município e servirão de base para construção dos objetivos e diretrizes do Plano Diretor.

Durante as oficinas são apresentadas aos participantes as principais informações sobre a cidade e sobre a região, reunidas pela equipe técnica da Prefeitura durante a primeira etapa de diagnóstico. Em seguida, são formados grupos menores entre os participantes, para facilitar o debate de ideias. A dinâmica nos grupos é dividida em duas partes: o primeiro de percepção dos aspectos da região e o segundo de definição de prioridades.

No trabalho em grupo, os participantes dialogam e relacionam dificuldades e pontos fortes ligados à saúde, educação, lazer, cultura, moradia, mobilidade, trabalho, meio ambiente, segurança, infraestrutura, entre outros. Mapas de cada região impressos em grandes formatos facilitam os apontamentos dos participantes. A partir desta análise os participantes estabelecem, conjuntamente, cinco prioridades, que podem estar acompanhadas de propostas de melhoria.

Gelita Ribeiro dos Santos, 64 anos, funcionária pública, quer mais benefícios para o bairro e região, onde vive há 29 anos. “Gostei bastante, a oficina está bem organizada. Gostaríamos que nossa região contasse com um Centro Comunitário, uma Clínica Leste e a melhoria da rede de esgoto”, disse.

Para Sérgio Ricardo Sena da Silva, morador do bairro há 18 anos, é importante envolver a comunidade nesta discussão. “Esperamos que o bairro esteja integrado na política pública e que a cidade continue com oportunidades de emprego, com qualidade de vida e respeito à comunidade”, destacou.

Metodologia

A metodologia das oficinas foi definida em conjunto com o Conselho Gestor do Plano Diretor, formado por representantes de diversos segmentos da sociedade (universidades, Ong´s,  ambientalistas, movimentos populares, sindicatos, entidades profissionais, entre outros). Os conselheiros ajudam a planejar e definir estratégias que assegurem a capacitação e participação dos moradores na construção do Plano Diretor.

Os trabalhos são conduzidos pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade com o apoio do Ipplan – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, que está atuando na capacitação dos facilitadores, coordenação da dinâmica das oficinas e sistematização das informações obtidas durante o processo.

Cronograma

O calendário completo das oficinas, com os locais e endereços, está disponível no portal do Plano Diretor (planodiretor.sjc.sp.gov.br), canal interativo pelo qual também é possível participação de uma pesquisa de opinião e encaminhar sugestões e propostas para a revisão do Plano Diretor, além de ter acesso a todo o material técnico e educativo produzido.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o desenvolvimento e o funcionamento do município. O Plano vale para todo a cidade, ou seja, para as zonas urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o Estatuto da Cidade (lei federal nº 10.257/2001). A atual legislação de São José dos Campos foi elaborada em 2006 (lei 306/2006).

Ele orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, entre outras, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista melhorar as condições de vida da população.

O processo de revisão do plano diretor envolve um amplo debate com todos os setores da sociedade, reunindo estudos técnicos e a percepção da população sobre os aspectos que afetam diretamente seu dia a dia.

Programação da semana

. Quinta-feira (5), às 18h45

Casa do Idoso Leste (R. Cidade de Washington, 164)

Vista Verde