Ampliações de escolas infantis vão gerar mais 1.000 novas vagas
05/10/2017
Além de ampliar as vagas, as obras vão melhorar ainda mais a infraestrutura nas escolas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos vai disponibilizar mil novas vagas em oito escolas de educação infantil de várias regiões da cidade. As vagas serão viabilizadas graças à ampliação das unidades e planejadas de acordo com a demanda dos bairros.

Para que a ampliação das unidades fosse possível, a Prefeitura está otimizando os prédios próprios vizinhos às escolas.

As primeiras unidades a receberem a ampliação estão localizadas na região leste do município. No bairro Parque Novo Horizonte, a Emei Febrônio Pereira Gomes, que atualmente atende 511 alunos, terá capacidade para mais 150 estudantes após a conclusão da obra.

No Jardim Santa Inês I, a Emei Doroti da Silva Cunha também receberá 150 novos alunos, ampliando a capacidade da escola para 452 estudantes.

Além de mais salas de aula, os alunos ganharão também com a melhoria na infraestrutura. Serão construídos novos banheiros e refeitórios, e a ala administrativa será otimizada. As obras estão sendo realizadas pela equipe de manutenção da Secretaria de Educação e Cidadania e devem ser finalizadas em janeiro de 2018.

Próximas ampliações

A próxima unidade a receber as obras será o Instituto Materno-Infantil Profª Dimeia Maria Ferreira Diniz Endo, no Campo dos Alemães, na região sul. O projeto da obra está sendo elaborado e a previsão para entrega da ampliação é para junho de 2018, com a oferta de 60 novas vagas para as crianças do bairro.

Para o segundo semestre do próximo ano, outras cinco escolas devem ser entregues com a capacidade ampliada. São elas: Núcleo de Educação Infantil Elza Maria Dias Mendonça, no Monte Castelo, região centro (150 vagas); Emei Luiz Sundfeld, no Galo Branco, região leste (150 vagas); Emei Jardim Morumbi, região sul (150 vagas); Emei José Antero Cursino dos Santos, no Jardim Satélite, região sul (150 vagas) e Instituto Materno-Infantil Armilinda Locatelli de Macedo, na Vila Tesouro, região leste (40 vagas).

Investimento intensificado

Somente neste ano, a população ganhou quatro escolas de educação infantil. Em abril, a região sul ganhou uma creche no Campo dos Alemães, com 300 alunos, de 0 a 3 anos. No mês de agosto, a comunidade do bairro Alto da Ponte, região norte, recebeu uma escola que atende cerca de 800 crianças também com até 3 anos. Em setembro, cerca de 650 crianças de 0 a 5 anos foram beneficiados com a nova escola no Jardim Monterrey, na região leste. Além disso, no primeiro semestre foram abertas 525 novas vagas, disponibilizadas com a aberturas de mais salas de aulas em várias escolas da cidade.

Além destas, a Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Governo do Estado, vai construir duas escolas de educação infantil na cidade para atender crianças, com idade entre 0 e 3 anos, nas regiões leste e sul. Com a entrega das novas unidades, no total serão cerca de 700 vagas disponibilizadas para famílias dos bairros Jardim Paineiras I e Bosque dos Eucaliptos. Os bairros foram selecionados de acordo com a demanda local.

Até dezembro, a região sudeste também será contemplada com uma nova unidade escolar, no Residencial Pinheirinho dos Palmares. A unidade atenderá cerca de 650 crianças com idade entre 0 e 5 anos.

Estão em andamento as obras da nova escola do bairro Setville Altos de São José, região leste, que atenderá cerca de 250 crianças de 0 a 5 anos. A obra é de responsabilidade da Setcorp Empreendimentos, responsável pelo investimento como contrapartida de seu negócio imobiliário. A entrega da escola pela empresa responsável está prevista para fevereiro de 2018.

No total de todos esses investimentos (entre os já consolidados e outros em andamento), já somam quase 5.000 novas vagas para as crianças de São José dos Campos.