Festival de Futebol levará 240 crianças ao Martins Pereira
05/10/2017
Entre as equipes confirmadas estão a pré-equipe do programa Atleta Cidadão, o elenco formado pelas escolinhas públicas da Prefeitura Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos dará um grande presente a 240 crianças no feriado de 12 de outubro – Dia das Crianças. O Estádio Martins Pereira (rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Jardim Jussara) receberá, na próxima quinta-feira, o primeiro Festival de Futebol Sub-8.

A competição será disputada das 8h às 12h e reunirá 16 escolinhas de futebol do Vale do Paraíba, sendo 12 com sede em São José. O torneio, que tem apoio da FPF (Federação Paulista de Futebol), é destinado aos nascidos em 2009 e 2010. A entrada no estádio será gratuita.

Segundo a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o objetivo é proporcionar às crianças um dia de diversão, lazer e aprendizado, com uma perspectiva de alegria, sabedoria e animação através do jogo de futebol.

Entre as equipes confirmadas estão a pré-equipe do programa Atleta Cidadão, o elenco formado pelas escolinhas públicas mantidas pela administração em unidades esportivas e outros dois projetos sociais – o primeiro do bairro Galo Branco (região leste) e o segundo do município de Pindamonhangaba.

Também participarão escolinhas regionais credenciadas de três grandes clubes profissionais do Estado: Sport Club Corinthians Paulista, Santos Futebol Clube e São Paulo Futebol Clube.

A primeira edição do Festival de Futebol Sub-8 terá apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Secretaria de Mobilidade Urbana, que farão a segurança e organização do trânsito no entorno do estádio. Duas ambulâncias estarão de plantão no interior do Martins Pereira em caso de qualquer incidente.

Regras e disputa

O torneio será disputado em três fases, com a primeira organizada em quatro grupos com quatro times cada – Grupo da Capital, Grupo do Vale, Grupo Sede Prata e Grupo Sede Ouro – em que as equipes jogarão no mínimo três vezes e, no máximo, cinco.

Na primeira fase, os clubes jogarão em turno único, classificando-se para a segunda etapa o clube com o maior número de pontos ganhos. Os critérios de desempate, por ordem de importância, serão: saldo de gols, mais gols marcados, confronto direto e sorteio.

Os quatro credenciados para a segunda fase se enfrentarão diretamente para definir as vagas para a grande final.

O festival terá partidas durante toda a manhã no gramado do Martins Pereira, que será dividido em quatro campos de 45,0 m de comprimento e 30,0 m de largura. As traves das metas terão 4,0 m de comprimento por 2,0 m de altura e as bolas para jogo serão de nº4.

De acordo com a organização, a decisão de reduzir o tamanho dos campos foi tomada por questões técnicas, como estimular mais contato com a bola, maior número de finalizações, maior tempo de bola rolando e para corresponder com o esforço físico dos atletas.

Com a redução do espaço, os times entrarão com oito jogadores em campo (sete na linha e um goleiro). As substituições são ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de paralisação do jogo. As partidas terão dois tempos de 13 minutos, com cinco minutos de intervalo.

O congresso técnico do Festival de Futebol Sub-8 será realizado nesta quinta-feira (5), a partir das 19h, na sala 45 do Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América).