Alunos da região norte apresentam projeto sobre trânsito seguro
05/10/2017
Na palestra realizada pelos próprios alunos, foram abordados temas como o respeito às leis de trânsito, o uso de cinto de segurança e equipamentos de segurança Foto: Divulgação

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura acompanhou a apresentação do projeto intitulado “Multiplicadores da Paz – Paz no trânsito”, que nasceu de uma ação de conscientização durante a campanha do Maio Amarelo deste ano. Desenvolvido por professores e alunos dos 4º e 5º anos da Emef Professora Dosulina Chenque Chaves de Andrade, localizada no Altos de Santana, região norte da cidade, o projeto tem a missão de discutir os conflitos e promover o bom convívio social.

Na palestra realizada pelos próprios alunos, foram abordados temas como o respeito as regras e leis de trânsito, o uso de cinto de segurança e equipamentos de segurança, a atenção a sinalização, semáforos, radares, placas e faixas e o uso de celular no trânsito. A proposta é evitar acidentes, atropelamentos e mortes, mudando a realidade atual por meio de atitudes conscientes. O evento também contou com a presença dos pais.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto Joelma Sanches, o trânsito é um conflito que necessita ser trabalhado. “Resolvi desenvolver esse trabalho, após uma participação em uma palestra no Maio Amarelo, para conscientizar sobre as práticas seguras no trânsito. Os alunos estão levando a ideia para casa, tive pais que vieram falar da mudança de atitude dos filhos. Os alunos valorizam essas atitudes seguras. A ideia é que o projeto se expanda para outras escolas, levando a conscientização de um trânsito mais seguro”, disse.

Para a aluna do 4º ano, Rafaela Cristina Ribeiro, 9 anos, participar do projeto leva a mudança de atitudes. “No trânsito acontece muitos acidentes e isso pode mudar. Levei para casa e para meus pais”.

O setor de Educação para Mobilidade da Prefeitura de São José dos Campos coordena vários projetos com o objetivo de  conscientizar a população para um trânsito mais seguro. Os trabalhos são realizados em empresas, escolas e instituições, bares e universidades com palestras e campanhas visando de formar multiplicadores e preservar vidas.