Palestras sobre nutrição saudável reúnem 160 pessoas na Câmara
06/10/2017
O evento, promovido pela Prefeitura, faz parte dos preparativos para o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16
O evento, promovido pela Prefeitura, faz parte dos preparativos para o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

Cerca de 160 pessoas participaram, nesta sexta-feira (6), de palestras e exposições na Câmara para conscientização sobre alimentação saudável. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, faz parte dos preparativos para o Dia Mundial da Alimentação, que será comemorado no próximo dia 16.

Foram apresentados os principais resultados do Projeto de Hortas Comunitárias nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) e palestras sobre as Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs).

A geógrafa Beatriz Carvalho, especialista em educação ambiental e mestre em planejamento urbano e regional, ministrou palestra sobre a importância dos projetos voltados para o cultivo de alimentos nas UBS’s, escolas e em outras instituições públicas que permitam o acesso da população, contribuindo para a melhoria da saúde pública.

A estudante de Nutrição Ingrid Lourenço, que acompanhou o evento com seus colegas de turma como complementação da aula de Fitoterápicos da universidade, disse que se surpreendeu com os benefícios encontrados nas Pancs. “Eu já acho o tema interessante e aqui tive a oportunidade de me aprofundar mais, conhecer novas espécies e descobrir que algumas que já conhecia são também comestíveis”.

Nutrição

O Programa de Nutrição da Prefeitura conta atualmente com grupos de educação nutricional  em 11 UBS's, com frequência semanal e duração de uma hora. Esses grupos são conduzidos por nutricionistas e não necessitam de encaminhamento para participação, sendo necessária apenas a apresentação do cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Já foram implantadas hortas comunitárias em 11 UBS's e 11 USFs (Unidades de Saúde da Família). Já estão sendo construídos canteiros em outras seis unidades de saúde para que tenham hortas comunitárias ainda neste mês.

A promoção da alimentação saudável, bem como sua produção de forma sustentável e orgânica, consiste numa das principais ferramentas de saúde pública para prevenção de doenças e agravos não transmissíveis, como câncer, diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras.