Moradores do Jardim da Granja recebem oficina nesta segunda-feira
06/10/2017
No Jardim Ismênia, os moradores tiveram a oportunidade de expor suas propostas de melhorias Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta segunda-feira (9), às 18h45, a sétima oficina do Plano Diretor junto aos moradores do bairro Jardim da Granja, na região sudeste da cidade. O encontro será Emef Maria Nazareth Veronese (Praça Columba, 45)e é aberto à participação de toda a comunidade.

No total, estão previstas 19 oficinas em todo o município. No último sábado (7) a Oficina Comunitária aconteceu no distrito de São Francisco Xavier, na Emef Mercedes Rachid Edwards, Estrada Municipal 19251, com a participação ativa dos moradores.

As oficinas são momentos para o cidadão opinar, levantar os problemas da sua região, bem como sugerir propostas e políticas para serem incluídas no projeto de lei. As contribuições integrarão o diagnóstico do município e servirão de base para construção dos objetivos e diretrizes do Plano Diretor.

A metodologia das oficinas foi definida em conjunto com o Conselho Gestor do Plano Diretor, formado por representantes de diversos segmentos da sociedade (universidades, ONGs ambientalistas, movimentos populares, sindicatos, entidades profissionais, etc). Os conselheiros ajudam a planejar e definir estratégias que assegurem a capacitação e participação dos moradores na construção do Plano Diretor.

Os trabalhos são conduzidos pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade com o apoio do Ipplan – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, que está atuando na capacitação dos facilitadores, coordenação da dinâmica das oficinas e sistematização das informações obtidas durante o processo.

Cronograma

O calendário completo das oficinas, com os locais e endereços, está disponível no portal do Plano Diretor (planodiretor.sjc.sp.gov.br), canal interativo pelo qual também é possível participação de uma pesquisa de opinião e encaminhar sugestões e propostas para a revisão do Plano Diretor, além de ter acesso a todo o material técnico e educativo produzido.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o desenvolvimento e o funcionamento do município. O Plano vale para todo a cidade, ou seja, para as zonas urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o Estatuto da Cidade (lei federal nº 10.257/2001). A atual legislação de São José dos Campos foi elaborada em 2006 (lei 306/2006).

Ele orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, entre outras, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista melhorar as condições de vida da população.

. Segunda-feira (9), às 18h45

Emef Maria Nazareth de M. Veronese (Praça Columba, 45)

Jardim da Granja

. Terça-feira (10), às 18h45