Vacinação antirrábica segue em 14 pontos volantes nesta semana
09/10/2017
A campanha de vacinação, que começou no dia 2 de outubro, já imunizou quase 7.500 animais Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, continua nesta semana em 14 pontos volantes de atendimento, no período das 9h às 16h.

A vacinação começou no último dia 2 e prosseguirá até o próximo dia 14 de novembro, chegando a 119 bairros, estradas e localidades nas zonas leste, norte e central.

Na primeira semana, já foram vacinados nos pontos volantes 1.675 animais, sendo 1.357 cães e 318 gatos. Nos pontos fixos foram realizadas 5.804 vacinações, sendo 5075 cães e 729 gatos, totalizando 7.479 aplicações nos pontos volantes e fixos.

A campanha retorna aos pontos fixos no dia 21 de outubro em 9 localidades e se estende até dia 25 de novembro. A estimativa é vacinar 53.243 cães e gatos. No ano passado, foram vacinados 29.650, número bem abaixo do esperado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Orientação

Para maior segurança de todos (animais, donos e equipe de trabalho), o CCZ recomenda que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do animal, porém, a falta do documento não impedirá a vacinação do cão ou do gato.

A raiva é fatal e quando instalada no animal ou no ser humano a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no Estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no Norte e Nordeste do país.

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários estão disponíveis no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). As informações sobre a vacinação também podem ser obtidas pelo 156.

Programação da semana

9 de outubro (segunda-feira), das 9h às 16h

Região Leste: Mato Dentro, Fazenda Bom Retiro

Região Centro-Norte: Vila Sinhá, Vila Minas Gerais