Casos de dengue têm queda de mais de 70% em São José
10/10/2017
O bom resultado se deve às ações efetivas e constantes adotadas desde o início do ano, intensificando o combate ao Aedes aegypti Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Saúde

São José dos Campos registrou 378 casos de dengue nos nove primeiros meses deste ano, o que significa uma redução de 76% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 1.597 casos positivos no município.

Dos 378 casos de janeiro a setembro, 345 são autóctones (locais) e 33 importados.

O bom resultado se deve, principalmente, às ações efetivas e constantes adotadas pela Prefeitura desde o início do ano, intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, febre chikungunya e Zika vírus). Nos 13 arrastões realizados de fevereiro a abril, por meio da Secretaria de Saúde, foram recolhidas 12 toneladas de materiais inservíveis (possíveis criadouros) e visitados cerca de 40 mil imóveis.

A Prefeitura preparou ainda um extenso cronograma de capacitação e treinamento de mais de 2.000 profissionais de saúde que atendem diretamente ao público, conscientizou  alunos do ensino fundamental da rede pública do município em relação às medidas preventivas e realizou avaliações de densidade larvária, entre outras ações.

Medidas adotadas por outras secretarias municipais também têm sido fundamentais para complementar o trabalho da Saúde, como os fumacês ecológicos à base de água realizados pela Secretaria de Manutenção da Cidade em todas as regiões de São José. Mais eficiente, o produto utilizado, desde março nas dedetizações, combate não apenas os pernilongos, mas também o Aedes aegypti. Como prevenção, também são aplicados larvicidas em 89 pontos da cidade, principalmente córregos.

Apesar do baixo número de casos de dengue em São José este ano, a Secretaria de Saúde continua com ações educativas e preventivas em toda a cidade. O objetivo é manter a situação estabilizada até a chegada do verão e da temporada de chuva.

Prevenção

Da próxima segunda-feira (16) até 30 de outubro, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vai realizar a quarta avaliação de densidade larvária do ano, para o planejamento de futuras ações de prevenção. A última, concluída em julho, apontou um índice de 0,1 – a cada 100 imóveis pesquisados, 0,1 continha larva positiva.

Serão identificadas as áreas e tipos de criadouros mais predominantes e as a áreas mais críticas de infestação nos próximos três meses, já preparando as ações para 2018. Os 64 agentes de combate a endemias vão visitar 13 mil imóveis em 180 bairros de todas as regiões da cidade.