Mercado Municipal terá mutirão de limpeza e manutenção no prédio
10/10/2017
O mutirão envolve ações de prevenção e correção de canaletas, ligadas à rede de águas pluviais e da limpeza da rede de esgoto Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Considerado patrimônio histórico e ponto de encontro de moradores e turistas que vêm a São José dos Campos, o Mercado Municipal passará por um mutirão de limpeza em seus 2.188 metros quadrados nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo).

Uma equipe de 12 funcionários vai trabalhar na manutenção do prédio. O mutirão envolve ações de prevenção e correção de canaletas, por exemplo, ligadas à rede de águas pluviais e da limpeza da rede de esgoto.

Estão previstas ainda a troca de caixa da rede quebrada, melhorias na sinalização para clientes, reparos nos banheiros, entre outras melhorias.

Para realizar esse trabalho, a Prefeitura deverá interromper o atendimento ao público a partir das 14h do sábado (21), reabrindo na segunda-feira (23), às 7h. No domingo (22). o Mercado Municipal estará fechado.

Trabalho preventivo

No último mês, a Prefeitura realizou a troca de 18 extintores para garantir mais segurança aos clientes e comerciantes e fez a limpeza das calhas internas. Em junho, outras ações foram realizadas para a manutenção do prédio como limpeza da rede de esgoto e lavagem dos pisos dos corredores.

Quem comemora a nova fase do Mercadão são os cerca de 70 comerciantes que atuam nos boxes, como é o caso da Sônia Lopes Ribeiro, 52 anos, da Oishi Fruits. “Precisávamos dessa limpeza. É uma delícia trabalhar dentro do Mercadão”, disse.

“A limpeza é essencial. Trabalhar aqui (no Mercadão) é diferente porque vem gente de outras cidades”, afirmou Lucas Luiz, de 24 anos, funcionário do Emporium Ideal.

Tradição

Inaugurado como principal reduto de venda de peixes, carnes, verduras, legumes, pasteis e artesanatos no município, o Mercadão mantém parte da história de São José.

O prédio do Mercadão, que fica na Travessa Chico Luiz, mantém as cores originais da fachada. Por mês, cerca de 15 mil pessoas passam no local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; aos sábados, das 7h às 14h; e aos domingos, das 7h às 12h (exceto no dia 22 de outubro).