Ação no Vicentina Aranha promove reavaliações físicas
11/10/2017
As reavaliações físicas simples gratuitas continuarão a acontecer durante o mês e o próximo local será o Centro Poliesportivo Altos de Santana (região norte)
As reavaliações físicas continuarão a acontecer durante o mês e o próximo local será o Centro Poliesportivo Altos de Santana (região norte) Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A segunda ação da série de reavaliações físicas gratuitas, promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos, beneficiou mais de 90 pessoas nesta quarta-feira (11), na academia ao ar livre do Parque Vicentina Aranha (região centro).

Os profissionais do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física), em parceria com os professores do programa Cidade em Movimento, avaliaram 92 pessoas que participaram do teste de flexibilidade, aferição de peso, altura e circunferência abdominal.

Um dos munícipes que participou da primeira visita da equipe ao parque, no mês de junho, foi o aposentado Edo Paiotti, 77 anos. Acompanhado da esposa, ele foi saber da própria condição e saiu satisfeito.

“Em alguns pontos melhorei e, em outros, fui reprovado, mas de modo geral estou bem”, disse o morador do bairro Jardim São Dimas.

O professor universitário aposentado contou que a idade trouxe uma maior preocupação com a saúde. Ele utiliza a academia ao ar livre do Vicentina Aranha, além de praticar caminhada e alongamento, também no local.

“A gente faz acompanhamento médico quase que semestralmente e a atividade física, logicamente, é muito boa. No aspecto de alimentação a gente se preocupa e, próximo aos 80 anos, temos que tentar manter uma vida regular”, falou Paiotti.

Já Beatriz Segura, 62 anos, confessou ser o oposto do professor aposentado. A empresária, que mora próximo ao parque, classificou a própria condição física como “péssima”, mas disse estar muito mais atenta à saúde depois de passar quase toda a vida presa ao sedentarismo.

“Estou fazendo tratamento com cardiologista, porque minha pressão começou a se alterar muito e aí comecei a caminhar há três semanas. Estou começando atividade física agora, sempre fui sedentária”, relatou Beatriz, que complementou elogiando o serviço itinerante do Cmaf.

Próximas ações

As reavaliações físicas simples gratuitas continuarão a acontecer durante o mês. Os próximos locais a receber a equipe do Cmaf são o Centro Poliesportivo Altos de Santana (região norte) no próximo dia 20, e o Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (região leste), em 27 de outubro.

Além das academias ao ar livre que serão atendidas, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.

Atendimento do Cmaf

Sul – Centro da Juventude