Prefeitura analisa as propostas de empresas para a maior obra viária
11/10/2017
A comissão vai avaliar a legalidade da documentação e a capacidade técnica das empresas para, posteriormente, habilitar as empresas que atenderem ao edital
A comissão vai avaliar a documentação e a capacidade técnica para, posteriormente, habilitar as empresas que atenderem ao edital Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos está analisando as propostas das onze empresas que participam do processo da Licitação Pública Internacional (LPI) para construção da Via Cambuí, por meio do financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Os envelopes com as documentações foram entregues na última quarta-feira (11). Participam da licitação empresas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Rio de Janeiro.

Em relação ao valor referencial estimado de R$ 139.940.805,75, a menor proposta apresentada foi do Consórcio ED – das empresas ENPAVI e DP Barros. O valor representa um desconto de 35% em relação ao previsto em edital, que pode gerar uma economia de cerca de R$ 49 milhões.

A comissão vai avaliar a legalidade da documentação e a capacidade técnica das empresas. Após a conclusão desta etapa, a Prefeitura fará a habilitação das empresas que atenderem às exigências do edital. Somente após esse processo é que serão feitas as análises das propostas financeiras.

Maior obra viária da cidade

Considerada a maior obra viária de São José dos Campos, superando inclusive a construção do Anel Viário, a Cambuí vai promover a interligação das regiões leste e sudeste com passagem sobre a via Dutra.

É uma nova alternativa para o tráfego da avenida Juscelino Kubitscheck (leste) no acesso à Rodovia dos Tamoios e à região do Putim (sudeste), melhorando a mobilidade para os moradores de ambas as regiões.

Ela terá características de uma via arterial e contará com dois sentidos de circulação, calçada e ciclovia. Para quem usa o transporte público, a nova via também vai agilizar o deslocamento para ir de uma região para outra.

Saigiro Nakamura

Além da construção da importante ligação, também estão previstas no edital obras para o prolongamento da rua Saigiro Nakamura (região leste), compreendendo terraplenagem, drenagem, construção de viadutos, pavimentação asfáltica, iluminação, sinalização e paisagismo.