Programação variada atraiu pais e filhos em toda a cidade no feriado
12/10/2017
O Dia das Crianças foi marcado por muita diversão entre pais e filhos em todas as regiões de São José Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A quinta-feira do feriado de 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, foi marcada por festival de futebol no estádio Martins Pereira, com brincadeiras e atrações da Rua de Lazer nos bairros e pelo Projeto Verão, com 10 piscinas públicas abertas para a população em todas as regiões de São José dos Campos.

Logo cedo cerca de 240 crianças invadiram os gramados do estádio Martins Pereira, no Jardim Jussara, na zona leste, para participarem do primeiro Festival de Futebol Sub-8, evento organizado pela Prefeitura com apoio da FPF (Federação Paulista de Futebol). Pelo menos 1.000 pessoas marcaram presença nas arquibancadas.

O gramado do estádio foi dividido em quatro campos para receber os jogadores mirins de 16 escolinhas de futebol da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Representando São José, segundo a organização, foram 12 escolinhas --boa parte dos jogadores é do Programa Atleta Cidadão.

Os amigos Luiz Felipe de Moura Monteiro e Luis Otávio Baroel, ambos de 8 anos, não estavam acreditando que tinham jogado em um campo profissional. “Faço escolinha de futebol desde os cinco anos, mas foi aos quatro anos que descobri que era minha paixão, quando estava acontecendo a Copa do Mundo aqui no Brasil”, disse o meia Luiz Felipe, morador do bairro São Judas Tadeu.

“Fui convidado pelo professor para vim jogar. Meu maior sonho é ser jogador profissional e um dia vou conquistar”, disse Luis Otávio.

Entre as equipes que invadiram o campo estava o elenco do programa Atleta Cidadão, alunos das escolinhas públicas mantidas pela administração em unidades esportivas e outros dois projetos sociais, além de escolinhas regionais credenciadas de três clubes profissionais do Estado: Sport Club Corinthians Paulista, Santos Futebol Clube e São Paulo Futebol Clube.

Quem deixou a cama pela manhã para torcer pela garotada aprovou a iniciativa do festival. “Sempre gostei de futebol e trazer meu filho para jogar aqui nos deixa muito feliz. Ele (Bruno, de 8 anos) pegou gosto pelo esporte”, disse o pai Luiz Marcelo Imediato, 48 anos, ao lado da mulher Jacqueline Daniel Imediato, 44 anos. “É bom para socializar”, disse.

Rua do Lazer

Além do futebol, o feriado foi agitado nos bairros. Na zona sul, moradores do Jardim Satélite e Bosque dos Eucaliptos tiveram as atrações da Rua do Lazer e apresentações musicais. Já na zona leste, a população pode se divertir com a programação da Prefeitura no Centro Esportivo Eugênio de Melo, no Poliesportivo Vila Tesouro e no Jardim Brasília.

Os tradicionais brinquedos como chinelões, pernas de pau, jogos de lona e pintura facial garantiram a diversão das crianças ao lado dos pais.

Luis Claudio, de 38 anos, morador do Jardim Terras do Sul, levou o filho João Guilherme, de 3 anos, para brincar na Rua do Lazer montada na área da Paróquia Espírito Santo, na zona sul. “É bom aproveitar o filho nesses momentos de lazer”, contou ele.

Projeto Verão

O forte calor registrado ao longo do dia atraiu centenas de pessoas às piscinas públicas do Projeto Verão, criado pela Prefeitura, para ser mais uma opção de lazer e diversão às famílias.

Lançada no primeiro fim de semana de outubro, a primeira fase do projeto oferece à população 10 piscinas públicas espalhadas pela cidade --Alto da Ponte, Altos de Santana, Eugênio de Melo, Jardim Cerejeiras, Jardim da Granja, Jardim Morumbi, Jardim Satélite, São Judas Tadeu, Vila Nova Conceição e Vila Tesouro.

Durante todo o feriado prolongado, elas estarão abertas das 12h30 às 17h30 e terão a presença de salva-vidas e monitores, responsáveis pela segurança e checagem de roupas e itens permitidos para uso na área da piscina.

O mecânico Renato Roggasine, de 27 anos, a mulher Suelen Roggasine, de 21 anos,  e os filhos Pedro Miguel e Gustavo, moradores do Jardim Morumbi, aproveitaram o sol para se refrescarem. “É gostoso e tranquilo se divertir com eles. Para as crianças, não tem coisa melhor”, disse.

Sexta-feira (13)

Sábado (14)

9h às 12h – Rua de Lazer (Rua Mossoró – Parque Industrial)

14h às 18h – Rua de Lazer (Centro Comunitário Alto da Ponte)