Idosos terão orientação para evitar acidentes em São José
13/10/2017
Um dos objetivos da campanha é orientar os idosos para evitar acidentes de trânsito Foto: Divulgação

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Traumas causados por quedas, acidentes de trânsito e atitudes para melhorar a qualidade de vida na terceira idade serão o foco da campanha lançada pela Prefeitura de São José dos Campos nesta segunda-feira (16).

Intitulado como “Viver a melhor idade sem traumas”, o conjunto de ações será conduzido de forma integrada por várias secretarias da Prefeitura e vai envolver profissionais de saúde, educadores de trânsito e professores, visando orientar àqueles que já passaram dos 60 anos sobre cuidados para evitar acidentes e viver melhor.

As atividades começam na Casa do Idoso Norte por meio de um curso de formação de multiplicadores, ministrado pela equipe de educação da Secretaria de Mobilidade Urbana. Durante cinco dias, agentes de trânsito educadores abordarão assuntos como caminhar em segurança pelas ruas, respeito à sinalização, acessibilidade, direitos e deveres no trânsito, legislação, a questão dos atropelamentos, tipos de acidentes de trânsito mais comuns entre pessoas dessa faixa etária.

Em São José dos Campos, de janeiro a agosto de 2017, 11 pessoas morreram atropeladas nas vias da cidade, sendo que 9 delas tinham mais de 60 anos.

Após a formação, os idosos participantes terão a missão de disseminar o conhecimento adquirido, durante o curso, nos círculos de convivência nos quais estão inseridos, como família e grupos de amigos.

No que se refere à multiplicação entre as pessoas da mesma idade, objetiva-se um resultado ainda mais eficiente, uma vez que promoverá um processo de conscientização “de idoso para idoso”, criando empatia e aproximação, já que a maioria compartilha ou está exposta aos mesmos riscos e fragilidades.

Conscientização

A campanha terá início neste mês de outubro com ciclo de palestras e atividades desenvolvidas nas quatro unidades das Casas do Idoso e prossegue para outras etapas que incluem comerciais de TV e rádio, assim como o envolvimento de outros públicos para reforçar a orientação.

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2010, São José dos Campos conta com uma população de mais de 60 mil pessoas acima dos 60 anos.

Programação da 1ª semana

Casa do Idoso Norte