51ª Semana Cassiano Ricardo quer romper com mito criado em torno do poeta
17/10/2017

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Romper com o mito que foi criado e tradicionalmente instituído sobre a figura de Cassiano Ricardo e debater um desmonte deste legado. Este é um dos principais focos da mesa redonda que será realizada dia 18, às 19h30, no auditório do Museu Municipal, na abertura da 51ª Semana Cassiano Ricardo. A programação prossegue até o dia 22 e prevê a realização de mais dois debates. 

Confira a programação completa aqui:  https://goo.gl/e4cWW

Mediado pelo jornalista Júlio Ottoboni, o encontro contará com a participação do jornalista cultural Ricardo Soares e com a neta do poeta, Regina Célia Ricardo. Juntos, os especialistas abordarão a necessidade de um profundo conhecimento sobre Cassiano Ricardo, antes de um julgamento desinformado, que leva à construção de um mito.

Ricardo Soares mostrará durante sua fala questões que permeiam a facilidade com que se cria um personagem no lugar da essência de um autor e como deve ser feito um resgate contra esta mitificação. Além de jornalista, Ricardo também é escritor, roteirista e diretor de TV. Lançou oito livros e é um dos criadores do programa Metrópolis, da TV Cultura. 

A dificuldade com que a família tem para lidar com a desinformação sobre Cassiano Ricardo e como é o processo de ir contra este movimento que constrói uma imagem irreal de quem foi o poeta, é o enfoque que Regina Célia Ricardo pretende dar durante sua participação. Regina é assessora de artistas plásticos, formada em Administração e pós-graduada em Análise Empresarial e Organização & Métodos. 

Jornalista há 33 anos, Júlio Ottoboni estuda Cassiano Ricardo desde a década de 80, tendo publicado a única coletânea temática sobre o poeta, ‘A Flauta que Me Roubaram’. Júlio mediará o debate abordando como as perversidades da desinformação são constantes na história de Cassiano Ricardo.

Auditório do Museu Municipal

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587