Prefeitura fecha parceria para implantar o Hospital da Mulher
18/10/2017
A assistência ambulatorial eletiva para consultas em ginecologia se desenvolverá a partir do agendamento Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos e o Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada fecharam, nessa quarta-feira (18), uma parceria para a implantação do Hospital da Mulher nas dependências do Hospital Materno Infantil Antoninho da Rocha Marmo. A assinatura marca as comemorações do Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Estão previstos os seguintes atendimentos mensais no Hospital da Mulher: 2.000 Consultas Ginecológicas, 1.200 Mamografias, 250 Partos, 1.500 Ultrassons Ginecológicos e 50 Cirurgias Ginecológicas com Internação.

A assistência ambulatorial eletiva para consultas em ginecologia se desenvolverá a partir do agendamento, mediante a disponibilização de grade mensal de vagas para a área responsável da Secretaria de Saúde, correspondendo a 60% para primeira consulta e 40% de vagas reservadas para retornos.

O hospital deverá realizar o pré-operatório, exames e consultas necessárias, para todos os casos cirúrgicos. No caso das gestantes, a assistência compreende o parto e atendimentos necessários ao recém-nascido até a alta hospitalar, incluindo a realização dos testes “do olhinho, da orelhinha e do pezinho”, e outros que venham a ser normatizados.

A assistência prevê ainda uma visita agendada da gestante à maternidade para promoção da familiarização com o ambiente no qual a gestante terá seu filho.

Todo o trabalho terá supervisão da Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde da Mulher e do Departamento de Regulação e Controle (DRC).

Inaugurado em 1952, o Hospital Materno Infantil Antoninho da Rocha Marmo é uma entidade filantrópica, que atende em média 4.500 pacientes ao mês. Conta com uma estrutura física de 5.700 m², 380 colaboradores, 275 médicos cadastrados e 86 leitos, sendo 10 leitos de UTI Neonatal; 10 leitos de UTI adulto; 30 obstétricos 28 leitos cirúrgicos e 6 leitos clínicos.

A assistência em oncologia clínica e cirúrgica de mulheres, atualmente feita no Hospital Antoninho, passará a acontecer no Hospital Pio XII, que também pertence ao Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.