Jovens participam de ‘caça ao tesouro’ e debatem obra de Cassiano Ricardo
18/10/2017

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Certamente é difícil pensar em semelhanças entre o poeta Cassiano Ricardo e o bruxo mais famoso do mundo, Harry Potter. Não para 40 alunos da EMEF Professora Vera Babo de Oliveira, do bairro Altos de Santana, na região norte da cidade, que participam do projeto de aprofundamento literário ‘Ordem da Fênix’. 

Os estudantes participarão, nesta sexta-feira (20), a partir das 8h30, no Parque da Cidade, da atividade ‘Viagem de Hogwarts às estações de Cassiano Ricardo’, da 51ª Semana Cassiano Ricardo. O evento será realizado em parceria com a Academia Joseense de Letras (ALJ) e a Secretaria de Educação da Prefeitura de São José. 

Confira a programação completa em: https://goo.gl/HLMdmq 

Caça ao tesouro de Cassiano

A proposta é inserir os jovens na literatura de Cassiano Ricardo, utilizando a literatura fantástica como instrumento. A atividade começará no Museu Municipal, onde os alunos serão divididos em quatro grupos simbolizando as ‘casas’ Grifinória, Corvinal, Sonserina e Lufa-Lufa, da história de Harry Potter. 

Já no Parque da Cidade, os alunos participarão de uma ‘caça ao tesouro’ de Cassiano Ricardo, onde terão que reunir pistas respondendo perguntas sobre o poeta, come se ele estivesse inserido no mundo de Hogwarts (a escola dos bruxos, na história de Harry Potter). 

As pistas estarão distribuídas em cinco estações: Residência Olivo Gomes, Museu do Folclore, Teatro de Arena, Arquivo Público e Centro de Estudos Teatrais, onde acontecerá um desafio final.

Debate

No mesmo dia (20), às 14h, alunos da EE Edera Irene de Oliveira Cardoso, do São Judas Tadeu, e da EMEF Professora Ana Berling Macedo, do Alto da Ponte, se reunirão para debater a obra ‘Vamos Caçar Papagaios’, de Cassiano Ricardo. 

O encontro acontece no auditório do Museu Municipal e será mediado pelo presidente da AJL, Rodrigo Cabreira, pelo acadêmico Wilson Roberto, e a professora aposentada Dulcineia Magalhães Itacarambi Peneluppi. 

Auditório do Museu Municipal

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587