Evento vai homenagear jornalista
18/10/2017

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Em artigo publicado no extinto jornal ValeParaibano, no dia 26 de setembro de 2011, o jornalista Roberto Wagner de Almeida lembrou do seu tempo de repórter no mesmo jornal, em 1965, quando foi a São Paulo para entrevistar o poeta Cassiano Ricardo, que naquele ano estava completando 50 anos de poesia. Roberto Wagner tinha 24 anos na época e sua tarefa, como escreveu no artigo, era acabar com a lenda de que o poeta não gostava de sua terra natal, São José dos Campos. 

Apesar do êxito na entrevista, com Cassiano Ricardo declarando seu amor pela cidade, Roberto Wagner não se contentou e, além da publicação da entrevista, escreveu um artigo, ‘A Cidade Esquece o Poeta’, onde exigia, em tom indignado, que São José prestasse homenagem ao seu filho mais ilustre. O resultado é que Cassiano foi homenageado pela Câmara Municipal, a Prefeitura criou a Semana Cassiano Ricardo e o Conselho Municipal de Cultura (embrião da Fundação Cultural). 

Toda esta história será contada em detalhes pelo próprio jornalista na noite desta quinta-feira (19), às 19h30, no auditório do Museu Municipal, como parte da programação da 51ª Semana Cassiano Ricardo. Roberto Wagner também será homenageado com o Troféu Cassiano Ricardo e autografará seu mais recente livro, ‘Entre o Zero e o Nada’, que traz alguns poemas que passaram pelo crivo do amigo poeta, de quem ficou amigo. 

Museu Municipal De São José Dos Campos

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587