Estudantes de Direito participam de palestra de conscientização
18/10/2017
A palestra, viabilizada pela parceria entre a Prefeitura e a Polícia Federal, orienta os jovens para os perigos no trânsito Foto: Divulgação

Secretaria de Mobilidade Urbana

Cerca de 350 estudantes do curso de Direito da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos, assistiram a palestra sobre Lei Seca nesta terça-feira (17). A ação foi realizada em dois períodos, às 8h e as 19h.

Na ocasião, os jovens tiveram espaço para a troca de ideias e discussões sobre assuntos como a perigosa mistura de álcool e direção, situações de riscos ao volante, esclarecimento de dúvidas e mitos, como o uso de enxaguante bucal e bombom de licor nos testes com bafômetro, além de receberem informações sobre legislação. O objetivo da ação é conscientizar e influenciar os estudantes nas decisões assertivas no trânsito, evitando acidentes.

A palestra é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana ,com a Polícia Rodoviária Federal.

Para o estudante Matheus Vinícius Teodoro, 21 anos, a palestra foi muito transformadora. “Esse tipo de abordagem, com práticas, valores de gastos para o Estado e todos os fatores e problemas no trânsito mostra o quanto é importante se conscientizar para evitar esses acidentes que são tão frequentes”.

A universitária Fernanda Martins, 20 anos, relata a importância de se mostrar o dia a dia. “A palestra mostra algo mais direto, prático, muito além do que aprendemos nas escolas e autoescola. É muito comum sairmos e vermos as atitudes de amigos bebendo e dirigindo. É muito importante essas ações de conscientização para diminuir essas atitudes”, disse.

Em 2017, aproximadamente 600 universitários assistiram à palestra sobre Lei Seca.