Concurso de culinária valoriza alimentação saudável entre idosos
18/10/2017
Os quatro finalistas tiveram uma hora e meia para o preparo dos pratos, ricos em legumes e verduras e com a temática do Dia das Crianças Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Hortelã e chia, além de muita animação e empenho, foram os principais ingredientes que contribuíram para a vitória de Regina Campos, 63 anos, representante da unidade Centro da Casa do Idoso, no concurso Super Chef, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos nesta quarta-feira.

“Estou muito feliz, pois nunca pensei em participar de uma competição deste tipo”, disse Regina emocionada com o resultado. Para ela que só cozinhava em casa, a experiência foi positiva e que deverá ser repetida havendo novas oportunidades. O evento foi realizado na Casa do Idoso Sul, no Bosque dos Eucaliptos.

Os quatro finalistas, que contaram com ajudante, tiveram uma hora e meia para o preparo dos pratos, ricos em legumes e verduras. Momentos antes de iniciarem os trabalhos, os participantes foram informados de que o tema a ser desenvolvido era uma homenagem ao Dia das Crianças e que todos utilizariam o hambúrguer e ingredientes especiais.

A vice-campeã, Justina Aparecida Moreira, da Casa do Idoso Leste, afirmou que estava preocupada no início, já que imaginava se tratar de um prato doce. “Foi ótimo participar, achei bem bacana o tema escolhido”, disse.

O terceiro lugar ficou com João Justino, da Casa Idoso Sul, e o quarto lugar para Ana Luiza Sales, da Cada do Idoso Norte.

Premiação

Os vencedores receberam, de acordo com a classificação, aparelho de liquidificador, cortes de cabelos, almoços e vale compras.

O resultado agradou ao corpo de jurados, que foi composto por Artur Alves Pinheiro, presidente do Conselho Municipal do Idoso; Carla Barreiros, empresária; Robson Marques, chef de cozinha; e dois representantes da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que apreciarem os sabores diferenciados nos quatro pratos quentes apresentados.

Preparação

Coordenado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, os participantes tiveram a oportunidade de se prepararem, durante dois meses, junto ao chef André Oliveira que tem experiência em culinária francesa.

“Estou satisfeito com o resultado, pois nos meses em que estivemos juntos pude passar o fundamento básico de preparação de alimentos, sempre focado à utilização de ingredientes saudáveis”, afirmou.

O Super Chef nasceu da proposta da equipe de nutricionistas que atua nas quatro unidades da Casa do Idoso (nas regiões sul, norte, leste e centro).