Educação ambiental faz mais de 10 mil atendimentos mensais
19/10/2017
As diversas ações de conscientização visam informar o que deve ser destinado para a coleta seletiva, armazenamento, destinação de eletroletrônicos
As ações visam informar o que deve ser destinado para a coleta seletiva, armazenamento, destinação de eletroletrônicos Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Urbam

A equipe de educação ambiental da Urbam (Urbanizadora Municipal) realizou uma média de 11 mil atendimentos por mês entre junho e agosto deste ano. As diversas ações de conscientização visam informar o que deve ser destinado para a coleta seletiva e para a coleta comum, formas de armazenamento, destinação de eletroletrônicos e resíduos que devem ser destinados aos PEV´s (Postos de Entrega Voluntária), entre outros. 

São informados os dias e horários das coletas e a importância da reciclagem. No trimestre anterior, a média foi de 5 mil atendimentos mês. O aumento nos últimos meses se deve às panfletagens, feitas para abranger demandas maiores dos bairros. 

A equipe atua em várias frentes. São feitas abordagens porta a porta em bairros, condomínios e comércios, além de atendimentos específicos às solicitações por meio da Central 156. 

Nas escolas, empresas e entidades são feitas palestras e exposições. O Teatro de Fantoches é destinado às pré-escolas. Em grandes eventos, são realizadas exposições de objetos e artesanatos feitos com materiais recicláveis e de peças do Museu do Lixo. 

Escolas, entidades e empresas realizam o Lixo Tour, onde participam de palestra, conhecem o Museu do Lixo e todo o tratamento dados aos resíduos na cidade.

Estão sendo realizados atendimentos nas residências de moradores do Jardim Vale do Sol. As próximas regiões a serem atendidas são o Parque Industrial e Jardim Morumbi. 

No início deste mês de outubro, a Urbam realizou palestra no 2º Seminário de Resíduos Sólidos da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), com exposição de materiais na feira do Colégio Técnico da universidade.