Vacinação vai atender 17 bairros neste final de semana
19/10/2017
Já foram vacinados 9.529 animais, sendo 8.798 cães e 1.470 gatos e a estimativa é imunizar 53.243 cães e gatos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, prosseguirá em mais 17 bairros neste fim de semana.

No sábado (21), as equipes estarão imunizando os cães e gatos no Jardim das Flores, Jardim Santa Inês 3, Novo Horizonte, Vila Industrial e Jardim Pararangaba (região leste) e Jardim Santa Onofre, Jardim Santa Rosa, Vila São Benedito e São Judas Tadeu (região sudeste).

No domingo (22), o trabalho será realizado nos pontos fixos do Putim, Residencial São Francisco, Santa Luzia, Jardim da Granja, DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), Jardim Flamboyant e Jardim Uirá, Jardim São Leopoldo (região sudeste).

A vacinação nos 53 roteiros volantes já está sendo realizada desde o último dia 2 e prosseguirá até o próximo dia 14 de novembro, chegando a 119 bairros, estradas e localidades nas zonas leste, norte e central. Até o momento, já foi dada a cobertura de 31,6% do esperado para os postos volantes. Nos pontos fixos, a imunização será realizado até 25 de novembro.

Já foram vacinados 9.529 animais, sendo 8.798 cães e 1.470 gatos. A estimativa é imunizar 53.243 cães e gatos. No ano passado, foram vacinados 29.650, número bem abaixo do esperado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Orientação

Para maior segurança de todos (animais, donos e equipe de trabalho), o CCZ recomenda que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do animal, porém, a falta do documento não impedirá a vacinação do cão ou do gato.

A raiva é fatal e quando instalada no animal ou no ser humano a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no Estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no Norte e Nordeste do país.

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários estão disponíveis no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). As informações sobre a vacinação também podem ser obtidas pelo 156.

Programação dos próximos dias:

PONTOS VOLANTES:

Dia 20 (Sexta-feira), das 9h às 16h

Região Leste: Serrote, Recanto do Vale

Região Centro-Norte: Estrada da Petybon até J. Macedo

PONTOS FIXOS:

Dia 21 (Sábado), das 9h às 16h

Jardim das Flores - EMEI Norma Lucia de Almeida – Rua Flor-de-Lis, 133

Santa Inês 3 - CEDIN Delza Fonseca da Mata – Rua Albert Renart, 515

Novo Horizonte - Praça 1º de maio

Vila Industrial - Praça Papa Paulo VI – Em frente ao Conjunto Integração

Pararangaba - EMEI Lourdes Oliveira Mendes – Rua Rio Una, 484