Mais de 100 pessoas são avaliadas no Altos de Santana
20/10/2017
As pessoas que passaram pela tenda puderam fazer testes como aferição de peso, altura, circunferência abdominal e flexibilidade Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A ação integrada entre o Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) e o programa Cidade em Movimento, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, atendeu 107 pessoas na manhã desta sexta-feira (20). As avaliações e reavaliações físicas gratuitas aconteceram no Centro Poliesportivo Altos de Santana, na região norte.

As pessoas que passaram pela tenda montada em frente à academia ao ar livre puderam fazer testes como aferição de peso, altura, circunferência abdominal e flexibilidade. Ao final, todos receberam orientações individuais dos profissionais de educação física do Cmaf.

A visita de retorno superou o número de pessoas atendidas nas avaliações primárias, realizadas em julho. À época, 92 munícipes participaram dos testes na unidade da região norte.

A oportunidade de saber da condição física fez com que Katiane Maria Pinto, 31 anos, reativasse a atenção com o próprio corpo. Ela fez a ultima avaliação há quatro anos, no Cmaf Norte, Anexo à Casa do Jovem, em Santana, e descobriu que precisa ‘suar a camisa’ para melhorar os resultados. “Estou precisando melhorar muito, em todos os quesitos”, disse a moradora da Vila Dirce, na região norte.

Mesmo com o resultado abaixo do esperado, Katiane explica que começou recentemente a praticar atividade física no Parque Alberto Simões, depois de um longo período de sedentarismo.

“Comecei a fazer caminhada e alongamento no Parque Alberto Simões. Precisei despertar a vontade por causa da saúde, para sair do sedentarismo, se não envelhece e vai ficando cada vez mais”, afirmou Katiane Maria Pinto.

Quem também trocou a vida sedentária pelos hábitos saudáveis foi Ana Aparecida Silva Lima, 70 anos. Há três anos ela começou a caminhar pelo barro Vila Paiva, onde reside na zona norte, e tomou gosto pelos exercícios. Atualmente, ela também faz hidroginástica na Casa do Idoso Norte, em Santana.

“Quando começou a ter caminhadas na Vila Paiva, me incentivei e também comecei a ir. Aí depois minhas amigas começaram a fazer hidroginástica, fui e gostei. Gosto muito de atividade física”, contou Ana Aparecida.

Esta, que foi a primeira avaliação dela, registrou bons resultados em quase todos os quesitos, com exceção para a circunferência abdominal, que segundo ela, “precisa melhorar, mas o resto está certinho”.

Tanto Ana Aparecida Silva Lima quanto Katiane Maria Pinto destacaram ainda a atenção dada pelos profissionais de educação física e a importância de levar a oportunidade das avaliações para mais perto da população.

Próximas ações

Após três reavaliações nas academias ao ar livre da Área Verde 1 do Bosque dos Eucaliptos (região sul), do Parque Vicentina Aranha (região centro), além do Poliesportivo Altos de Santana, a série de ações encerrará os trabalhos na próxima sexta-feira (27). O local contemplado será o Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (região leste).

Para participar, o interessado deve ir à academia ao ar livre e falar com um dos profissionais. Antes das avaliações haverá uma atividade de alongamento monitorada pelo professor que atende a academia regularmente.

Cada sessão de avaliação física nas academias ao ar livre dura cerca de 5 minutos e tem entrega imediata da ficha com os resultados.

Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Polos do Cmaf

Além das academias ao ar livre atendidas, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.

Atendimento do Cmaf

Sul – Centro da Juventude