Fitness Gold atrai cerca de 500 pessoas ao Centro da Juventude
20/10/2017
O evento teve o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a relevância de se levar uma vida saudável na terceira idade
O evento teve o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se levar uma vida saudável na terceira idade Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A primeira edição do Fitness Gold fez com que cerca de 500 pessoas levantassem cedo da cama para passar a manhã desta sexta-feira (20) cuidando da própria qualidade de vida no Centro da Juventude, na região sul.

Muitos alunos que praticam ginástica nas unidades esportivas mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos compareceram para se apresentar no palco do pavilhão de exposições do Cejuv, participar das aulas de ritmos e Zumba™ gratuitas, das oficinas culturais e fazer uma avaliação física básica.

O evento comemorativo pelo Dia Mundial do Idoso, que foi celebrado em 1º de outubro, teve o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a relevância de se levar uma vida saudável na terceira idade.

Contagiada pela atmosfera de bem estar do evento, Zilma Suave de Souza, 60 anos, aproveitou o Fitness Gold para fazer uma avaliação do próprio corpo com os profissionais do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física). Ela participa das aulas de hidroginástica no Centro Poliesportivo João do Pulo, na região sul.

“Fui convidada por uma amiga. Ela é de um grupo (de ginástica) do Jardim Paulista e fazemos hidroginástica juntas. Aproveitando o ensejo, fiz uma avaliação, a qual achei muito útil”, contou Zilma.

Quem também estava animada com a programação era Ana Lucia Nascimento, 66 anos. Ela chegou ao Centro da Juventude acompanhada pelas colegas do grupo de ginástica do Centro Esportivo Vale do Sol, também da zona sul, e participou da oficina de turbantes e das aulas de dança.

Ela conta que foi incentivada pelas amigas a ir ao centro esportivo assim que se mudou do Monte Castelo para o Residencial União, há quase 20 anos.

“Há 19 anos que eu comecei a praticar, assim que cheguei à zona sul. Antes, morava no Monte Castelo e não fazia nada. Aí conheci o Vale do Sol e fiz de tudo, Zumba, taekwondo, aeroboxe”, explicou Ana Lucia.

Exemplo

O pavilhão do Cejuv esteve lotado durante toda a manhã e teve participação maciça de quem esteve no local. As oficinas de mosaico e turbantes ficaram lotadas e as avaliações do Cmaf foram até o meio dia e atenderam um total de 140 pessoas. As aulas de dança e Lian Gong (arte corporal chinesa) também tiveram grande adesão.

O sucesso se deu muito pela presença de alunos ativos das unidades esportivas da cidade, como Ana Lucia Nascimento e Vera Lucia da Silva, 68 anos.

A frequentadora da unidade do Vale do Sol disse ainda que “melhorar a saúde é uma coisa que sempre quis fazer” e que sempre pensou em “estar ativa para não virar sedentária”.

Residente do Bosque dos Eucaliptos, Vera Lucia começou a praticar esporte desde muito cedo e ostenta com orgulho o fato de nunca ter parado.

“Comecei a me mexer nos meus 20 (anos). Fiz basquete, depois fui fazer vôlei adaptado e até hoje estou lá, além da dança. Pela saúde é muito importante”, afirmou Vera, que faz sapateado na Casa do Idoso Sul e vôlei adaptado na asa do Jovem, na região norte.

Movimente-se

Qualquer pessoa que queira iniciar aulas em uma das 36 modalidades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura nas unidades esportivas municipais deve se dirigir à secretaria do local desejado e se informar sobre vagas, dias e horários.

Entre as modalidades voltadas aos idosos estão ginástica, alongamento, natação, vôlei adaptado, entre outras. As aulas acontecem também nas unidades norte, sul, leste e centro da Casa do Idoso.

Orientações individuais também são dadas pelos profissionais do programa Cidade em Movimento, em dezenas de academias ao ar livre da cidade.

Mais informações sobre as atividades esportivas e comunitárias podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida: (12) 3932-8600.