Seis organizações sociais disputam gestão do Clínicas Sul
20/10/2017
Durante a sessão pública desta sexta-feira, realizada na sede da Secretaria de Saúde, foram apresentados envelopes de habilitação, plano de trabalho e propostas de preço
Durante a sessão pública, foram apresentados envelopes de habilitação, plano de trabalho e propostas de preço Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

Seis organizações sociais apresentaram propostas nesta sexta-feira (20) para administrar, gerenciar e operacionalizar as atividades do Hospital de Clínicas Sul, que fica no Parque Industrial, em São José dos Campos.

Estão na disputa o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (de São Paulo), a Associação Paulista de Gestão Pública (de São Paulo), o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (de Juiz de Fora-MG), o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (de Goiânia), o Instituto Nacional de Ciências da Saúde (de Sorocaba) e a Associação Brasileira de Beneficência Comunitária (de Bragança Paulista).

Durante a sessão pública desta sexta-feira, realizada na sede da Secretaria de Saúde, foram apresentados envelopes de habilitação, plano de trabalho e propostas de preço.

Pelo cronograma definido no edital, no próximo dia 27 de outubro será publicado o resultado do julgamento de habilitação, proposta  financeira e plano de trabalho. O termo final do prazo recursal será no dia 8 de novembro e a previsão é de que o resultado final com o nome da organização social que vai administrar o hospital seja divulgado e homologado na primeira quinzena de novembro.

Entre as exigências feitas pela Prefeitura para a nova gestora estão a  manutenção e ampliação dos serviços existentes,  a implantação de leitos psiquiátricos, melhorias e ampliação da estrutura física do hospital. 

A vigência do contrato de gestão será de 24 meses, sujeito a renovação nos termos da legislação vigente e mediante o cumprimento do plano de trabalho.

O plano orçamentário e de custeio deverá ter valor referencial mensal máximo de R$ 2.695.136,48.

O Hospital

O Hospital de Clínicas Sul conta com 323 servidores efetivos, sendo 60 médicos, e realiza atualmente cerca de 15.900 atendimentos por mês. Após a celebração do contrato de gestão, os servidores serão remanejados para outras unidades da Secretaria de Saúde, com o objetivo de reforçar e agilizar o atendimento à população, principalmente onde há maior demanda. 

O Clínicas Sul atualmente é um hospital de pequeno porte associado a unidade de pronto atendimento. Conta com uma unidade de pronto atendimento adulto, uma unidade de pronto atendimento infantil, uma enfermaria de clínica médica e uma enfermaria de pediatria.