Idosos têm orientação para evitar acidentes em São José
21/10/2017
Na primeira semana de Campanha, os idosos tiveram orientações de agentes de trânsito Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos promove, a partir de segunda-feira (23), novos ciclos de quatro semanas consecutivas de palestras da campanha “Viver a melhor idade sem traumas”, com foco na prevenção de traumas e acidentes de trânsito na cidade.

As orientações integram um trabalho conjunto das secretarias de Saúde, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida e Apoio Social ao Cidadão, além do Hospital Municipal.

As duas primeiras palestras serão na segunda-feira, às 9h e às 14h, na Casa do Idoso Norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana), com o tema "Riscos e Consequências das Quedas".

Também serão abordadas questões como a importância de uma alimentação adequada e da atividade física e mudanças de hábitos e medidas simples que evitam quedas.

Após a formação, os idosos participantes terão a missão de disseminar o conhecimento adquirido, durante o curso, nos círculos de convivência nos quais estão inseridos, como família e grupos de amigos.

No que se refere à multiplicação entre as pessoas da mesma idade, objetiva-se um resultado ainda mais eficiente, uma vez que promoverá um processo de conscientização “de idoso para idoso”, criando empatia e aproximação, já que a maioria compartilha ou está exposta aos mesmos riscos e fragilidades.

Campanha

De segunda até dia 27, as palestras e atividades serão na Casa do Idoso Norte. Na sequência, serão realizadas na Casa do Idoso Leste, Casa do Idoso Centro e Casa do Idoso Sul, até 24 de novembro.

A campanha "Viver a melhor idade sem traumas" teve início na última segunda-feira (16). Na primeira semana, durante cinco dias agentes de trânsito educadores da Secretaria de Mobilidade Urbana abordaram assuntos relacionados à segurança no trânsito, formando multiplicadores que possam disseminar o conhecimento adquirido para seu círculo de convivência, como família e amigos. Foram abordados temas como caminhar em segurança pelas ruas, respeito à sinalização, acessibilidade, direitos e deveres no trânsito, legislação, a questão dos atropelamentos, tipos de acidentes de trânsito mais comuns entre pessoas dessa faixa etária.

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2010, São José dos Campos conta com uma população de mais de 60 mil pessoas acima dos 60 anos.

Programação semanal

Local: Casa do Idoso Norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana)

Dia 23 (segunda-feira), às 9h e às 14h

"Riscos e consequências das quedas"