Campanha antirrábica acontece nas regiões norte e leste
23/10/2017
Desde o dia 2 de outubro, quando começou a campanha, quase 10 mil animais (cães e gatos) foram vacinados Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, prosseguirá nas regiões norte e leste durante esta semana.

A vacinação nos 53 roteiros volantes já está sendo realizada desde o último dia 2 e prosseguirá até o próximo dia 14 de novembro, chegando a 119 bairros, estradas e localidades nas zonas leste, norte e central. Até o momento, já foi dada a cobertura de 31,6% do esperado para os postos volantes. Nos pontos fixos, a imunização será realizada até 25 de novembro.

Já foram vacinados 9.529 animais, sendo 8.798 cães e 1.470 gatos. A estimativa é imunizar 53.243 cães e gatos. No ano passado, foram vacinados 29.650, número bem abaixo do esperado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Orientação

Para maior segurança de todos (animais, donos e equipe de trabalho), o CCZ recomenda que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do animal, porém, a falta do documento não impedirá a vacinação do cão ou do gato.

A raiva é fatal e quando instalada no animal ou no ser humano a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no Estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no Norte e Nordeste do país.

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários estão disponíveis no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). As informações sobre a vacinação também podem ser obtidas pelo 156.

Pontos Volantes:

Dia 23 (Segunda), das 9h às 16h

Região Sul: Torrão de Ouro 1

Região Norte: Bar do Nicão e Piquita

Dia 24 (Terça), das 9h às 16h

Região Sul:Torrão de Ouro 2

Região Norte:São Braz, Bar do Luiz

Dia 25 (Quarta), das 9h às 16h

Região Leste:Capão Grosso 1 e Capão Grosso 2

Região Norte:Costinha e Chácara Boa Vista

Dia 26 (Quinta), das 9h às 16h

Região Leste:Majestic e Sítio Jataí