Empresas entregam propostas para operação de trânsito nesta terça
23/10/2017
O novo contrato também prevê a ampliação dos locais monitorados, principalmente nas vias de maior circulação e com maior índice de acidentes
O novo contrato prevê a ampliação dos locais monitorados, principalmente nas vias de maiores circulação e índice de acidentes Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta terça-feira (24), a abertura dos envelopes para conhecer as empresas participantes e os respectivos valores propostos para a operação do sistema de radares de fiscalização de trânsito na cidade.

A contratação prevê um investimento máximo de R$ 10,7 milhões para 24 meses de serviço e engloba monitoramento e fiscalização por meio de equipamentos com sistema OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), que possibilita a identificação de veículos furtados, roubados ou em situação de irregularidade, contribuindo no trabalho das polícias nas questões de segurança pública.

O novo contrato também prevê a ampliação dos locais monitorados, tendo em vista inibir o excesso de velocidade praticado pelos motoristas, principalmente nas vias de maior circulação e com maior índice de acidentes -- o que consequentemente vai proporcionar mais segurança nas principais vias da cidade.

Ao todo serão 138 equipamentos de fiscalização eletrônica com sistema OCR divididos entre radares fixos, avanços semafóricos e lombadas eletrônicas, além de mais 40 dispositivos OCR que atuaram exclusivamente na identificação das placas para fins de segurança pública.

Outra novidade será a retomada da fiscalização feita pelos radares estáticos (móveis), suspensa em setembro de 2015. Nesta modalidade, os equipamentos operam, por meio de uma programação feita pela equipe técnica, nos locais não contemplados pelos dispositivos fixos. 

Expectativa

Após a apresentação das empresas e a sequência do trâmite legal para contratação da nova operadora, a expectativa é de que os radares voltem a funcionar na primeira quinzena do mês de dezembro.

Todos os equipamentos que estão sendo retirados em função da desmobilização da empresa, cujo contrato foi finalizado em julho, serão recolocados nos mesmos locais com o início da operação da nova contratada.

A retirada dos equipamentos está prevista em contrato, uma vez que os dispositivos não pertencem ao município.