Oficinas incentivam a formalização para ampliar os negócios
23/10/2017
A primeira oficina abordou a temática “Formalização para começar bem”, no Cras do distrito de Eugênio de Melo, na região leste
A primeira oficina abordou a temática “Formalização para começar bem”, no Cras do distrito de Eugênio de Melo, na região leste Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, começou nesta segunda-feira (23) a capacitar os 200 participantes das oficinas de Barbearia e Artesanato oferecidas pelo Cras (Centro de Referência da Assistência Social).

A partir de agora, além das técnicas específicas de cada curso, os participantes serão incentivados a se tornar microempreendedores individuais. A primeira oficina abordou a temática “Formalização para começar bem”, no Cras do distrito de Eugênio de Melo, na região leste. 

O analista de negócio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Eduardo Hilário, ressaltou que durante a capacitação serão esclarecidas as vantagens sobre abertura de MEI (Microempreendedor Individual) e da gestão de negócios. 

“A formalização possibilita ao microempresário conseguir, por exemplo, crédito, empréstimo, desconto na compra de mercadorias, vender para outra empresa e ainda comprovar renda”, afirmou. O analista destacou também as obrigações do pagamento de tributos e da declaração de imposto de renda. 

Plano para o futuro

Participando da capacitação, a auxiliar de limpeza Patrícia Moraes de Oliveira, 31 anos, moradora do Galo Branco, contou que estava “feliz com a oportunidade dada pela Prefeitura”. Ela está trabalhando, porém seu contrato termina em janeiro. Para não ficar sem trabalho, Patrícia decidiu fazer curso de artesanato voltado à festa infantil. 

“Acho importante conhecer sobre a formalização, bem como elaborar um contrato. Isso me ajudará muito, pois já realizo duas festas infantis por mês e quero aumentar. Tenho filhas para criar e o salário do meu marido não é muito bom”, afirmou.

Outra aluna que estava atenta à capacitação era Ana Lúcia dos Santos, 42 anos, moradora do Residencial Ribeira. Ela faz artesanato com feltro no Cras. Além de gostar da arte, Ana Lúcia disse que pretende ajudar o marido com os ganhos de seu trabalho. 

“Tenho potencial e adoro fazer artesanato. É como unir o útil ao agradável. Agora preciso conhecer como se faz a gestão de um negócio e sua formalização, por isso estou participando dessa capacitação”, disse.

Parceria 

A iniciativa da capacitação é resultado de parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, junto ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 

O objetivo é estimular a geração de renda entre os munícipes, capacitando-os na formação educacional e qualificando-os para a gestão do próprio negócio. Para isso, são abordadas técnicas de aprimoramento de técnicas de vendas, planejamento, gerenciamento e estratégias junto aos seus clientes.   

As oficinas de barbearia e artesanato começaram em junho deste ano e as aulas devem terminar no próximo mês de dezembro. 

Próximas oficinas de empreendedorismo:

Dia 24, às 14h

Cras Centro – Rua Humaitá, 484

Dia 25, às 14h

Casa do Idosos Sul – Av. Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos

Dia 26, às 14h

Cras Alto da Ponte – Rua Alziro Lebrão, s/n

Dia 27, às 14h

Cras Parque Santa Rita – Praça Hélio Dias, 30

Mais informações

www.sjc.sp.gov.br/qualifica