Alunos do ensino fundamental enfrentam o 1º dia da Prova Brasil
23/10/2017
A Prova Brasil é realizada a cada dois anos e visa fornecer índices de proficiência em língua portuguesa e matemática Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

Estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental de seis escolas municipais de São José dos Campos realizaram, nesta segunda-feira (23,) o primeiro dia de avaliação da Prova Brasil, que está sendo aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) em todo país até dia 3 de novembro.

Na cidade, quase oito mil alunos da rede de ensino municipal realizarão a avaliação. A Prova Brasil é realizada a cada dois anos e visa fornecer índices de proficiência em língua portuguesa e matemática. O resultado desses índices é um dos itens que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de cada escola.

A Emef Sebastiana Cobra, no Jardim das Indústrias (região oeste), foi uma das unidades a receber a prova nesta segunda-feira e os alunos se mostraram bem preparados para o teste. “Participei dos simulados que a escola fez e estudei bastante em casa. Achei a prova fácil, principalmente as questões de português, disciplina que tenho mais afinidade”, disse a aluna Ana Laura Assis Sousa, 11 anos.

Com o apoio da internet, o estudante Matheus Henrique da Silva Alvarenga, 11 anos, baixou em seu computador as provas dos anos anteriores para estudar. “A professora deu essa dica e facilitou bastante os estudos. Em casa, contei com a ajuda da minha mãe para me preparar e isso me deixou mais tranquilo para fazer a prova. Sinto que fui bem”, afirmou.

Nas escolas municipais de São José dos Campos, o cronograma da avaliação segue até 1º de novembro. Os estudantes têm 2h30 para realizar a prova, que é aplicada por técnicos do MEC durante o horário de aula.

Os alunos de Educação Especial, cadastrados no AEE (Atendimento Educacional Especializado) do Censo Escolar, tem um aplicador extra para acompanhá-los e garantir um tempo a mais – caso necessário.

Na terça-feira (24), oito escolas realizam a avaliação, são elas: Emef Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Jd. Por do Sol), Emef Áurea Cantinho Rodrigues (Jd. Oswaldo Cruz), Emef Mariana Teixeira Cornélio (Vila Dirce), Emef Maria Aparecida dos Santos Ronconi (Jd. Jussara), Emef Lúcia Pereira Rodrigues (Jd. Santa Fé), Emef Ana Berling Macedo (Alto da Ponte), Emef Vera Lúcia Carnevalli Barreto (Santana) e Emef Pinheirinho dos Palmares (Residencial Pinheirinho dos Palmares).

Nas últimas duas edições da avaliação, a cidade de São José dos Campos apresentou IDEB acima da meta estipulada pelo MEC na avaliação dos alunos dos anos iniciais. Em 2013, a média geral da cidade foi 6.5, contra 6.2 de meta. Em 2015, a meta da cidade foi 6.4 e a nota final 6.7. Neste ano, a meta para os alunos do 5º ano é 6.7 e, para o 9º ano, 6.2.

Melhoria contínua

Na busca pela melhoria na qualidade de ensino, a Prefeitura de São José dos Campos retomou a Recuperação Intensiva (RI) nas escolas da rede municipal neste ano.

A atividade é oferecida a cerca de 2.500 alunos do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, de 46 escolas da rede, para reforçar o ensino e incentivar o desenvolvimento dos alunos nas disciplinas avaliadas na Prova Brasil. A recuperação acontece no horário contrário das aulas regulares, duas vezes por semana.

As escolas Rosa Tomita e Pinheirinho dos Palmares são as únicas que não recebem a RI, pois já oferecem outras atividades de recuperação aos estudantes.