Crianças conhecem o universo das borboletas
24/10/2017
As crianças da Emei Olga Franco Custódio ficaram encantadas em ver de perto aquilo que estão aprendendo na escola Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta terça-feira (24), cerca de 30 crianças, entre 3 e 4 anos, da Emei Olga Franco Custódio, no Jardim Motorama (região leste), participaram de uma visita ao Borboletário Municipal Asas de Vidro, localizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em Santana (região norte).

Durante a visita, as crianças assistiram a uma apresentação sobre o ciclo das borboletas, desde um pequeno ovo depositado numa folha, o surgimento da lagarta, sua transformação em pupa até a eclosão de uma belíssima borboleta. Em seguida, elas passearam pelo jardim do viveiro, conhecendo diversas espécies de borboletas.

As crianças ficaram encantadas em ver de perto aquilo que estão aprendendo na escola, pois estão pesquisando sobre os bichinhos de jardim, tema que integra um dos projetos da escola, conforme explicou a professora Rosângela Aparecida de Moura Machado.

Ela conta que já é a quarta turma de crianças que ela leva ao borboletário. Para ela, as visitas são muito significativas porque complementam os trabalhos realizados em sala de aula.

“As crianças assimilam melhor o que foi aprendido em sala de aula quando elas assistem à palestra e veem as lagartas, as pupas, as borboletas”, afirmou.

A aluna Melyssa Fernandes, 4 anos, disse que adorou segurar a lagarta. “Ela faz meleca de teia na mão da gente”, contou admirada.

Os trabalhos não se encerram com a visita. Ao retornarem à escola as crianças vão relatar o que aprenderam para a composição do portfólio e também voltam para a casa com a tarefa de contar aos pais o que vivenciaram.

Visitas monitoradas

As visitas monitoradas no Borboletário Municipal Asas de Vidro integram um programa de educação ambiental coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. As visitas são realizadas às terças e quintas-feiras. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3909-4512.