Olimpíadas Especiais receberá 130 atletas no João do Pulo
24/10/2017
As Olimpíadas Especiais têm como principal objetivo oportunizar o treinamento e a disputa para as pessoas com deficiência Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Centro Poliesportivo João do Pulo (Avenida Perseu, 180 – Jardim Satélite) sediará, no próximo sábado (28), uma das competições mais conceituadas do mundo voltadas às pessoas com deficiência.

A Prefeitura de São José dos Campos e o Lions Clubs International promoverão as Olimpíadas Especiais Brasil, evento paradesportivo criado nos Estados Unidos na década de 60 e reconhecido internacionalmente.

O torneio é destinado a todos os deficientes com mais de 8 anos de idade completos, seja paratleta ou não. Serão disputadas provas em cinco modalidades (atletismo, tênis de mesa, bocha, futsal e natação), das 8h às 14h. A entrada é livre ao público.

As disputas terão a coordenação e supervisão de profissionais de educação física que trabalham nas unidades esportivas mantidas pela Administração e no programa De Bem com a Vida, desenvolvido pela Prefeitura em entidades de assistência social, públicas e particulares de São José. Um total de 35 funcionários da Prefeitura deve ajudar na organização.

Embora tenha o cunho competitivo, as Olimpíadas Especiais têm como principal objetivo oportunizar o treinamento e a disputa para as pessoas com deficiência, principalmente intelectual, criar um ambiente saudável de interação entre as famílias dos participantes e divulgar o paradesporto.

Qualquer pessoa pode comparecer ao poliesportivo e fazer a inscrição para alguma das provas na hora. O cidadão deve apenas estar com um documento de identidade com foto e vestido para a prática desportiva.

A competição

É esperada a participação cerca de 130 atletas no Centro Poliesportivo João do Pulo, entre eles cidadãos atendidos pelo programa De Bem com a Vida. Ao todo, foram convidadas 28 entidades.

Alunos com deficiência da rede municipal de ensino também estarão presentes nos jogos e terão apoio da Secretaria de Educação e Cidadania durante todo o evento. Ao final das Olimpíadas, todos os atletas receberão medalhas de participação.

Sobre as Olimpíadas

As Olimpíadas Especiais foram idealizadas pela norte-americana Eunice Kennedy Shriver e aconteceram pela primeira vez em 1968 no estádio Soldier Field, em Chicago, nos EUA.

A ideia nasceu de encontros no jardim da residência de Eunice para que pessoas com diferentes capacidades intelectuais praticassem esportes. Mais tarde, foi criada a Special Olympics International, que gere o evento no mundo todo.

No Brasil, a Olimpíadas Especiais são promovidas pela fundação de mesmo nome, que é filiada à Special Olympics International e tem sede fixa no Rio de Janeiro.

A entidade nacional promove o desenvolvimento de dez modalidades esportivas – atletismo, basquete, bocha, futebol, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô – além de programas sociais como APLs (Atleta Líder), Juventude e Escola, Atletas Saudáveis, Corrida da Tocha, Atletas Jovens, MATP (Atividade Motora) e Famílias.